Número de vítimas de quedas apresenta redução de quase 40% no HRL

19 de dezembro de 2016 - 14:55, por Marcos Peris

Por Tito Lívio de Santana

Com o irmão, J.B.S., de 60 anos, internado há mais de duas semanas, a lavradora Zefira Maria dos Santos, de 38, precisou recorrer pela terceira vez aos serviços de urgência e emergência do Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, na região Centro-Sul de Sergipe. “Meu irmão é diabético e, dessa vez, precisou se submeter a uma cirurgia”, conta.

Segundo ela, o irmão, que também é lavrador, deu entrada na urgência do HRL na segunda-feira (5) e na sexta (9) se submeteu a uma cirurgia bem sucedida na mão direita. “Eu acho o atendimento dos médicos e da enfermagem muito bom. Deu tudo certo com o procedimento (cirúrgico) e ele está se recuperando bem”, salienta Dona Zefira, que reside o Bairro Loyola, em Lagarto.

Assim como ela, semanalmente, o HRL garante assistência a centenas de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Somente entre a segunda-feira (12) e o domingo (18), a unidade, gerenciada pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e em processo de transição para tornar-se futuramente hospital universitário, assistiu 838 pacientes, entre casos  clínicos e cirúrgicos.

De acordo com os registros do Sistema Integrado de Informatização do Ambiente Hospitalar (Hospub), do Ministério da Saúde, entre a segunda-feira e o domingo passados, o número de vítimas de quedas, como da própria altura, de telhados, calçadas e escadas, atendidas no HRL, caiu. A redução foi de aproximadamente 38% em comparação à semana anterior, compreendida entre os dias 5 e 11 deste mês, quando a unidade havia assistido 62 pessoas em situação semelhante.

Entre a segunda-feira e o domingo passados, em comparação à semana anterior, também houve redução, em torno de 29%, no número de vítimas de violência do trânsito atendidas na unidade. De acordo com os dados do Hospub, entre os dias 12 e 18 deste mês, o serviço de urgência e emergência do HRL assistiu 37 pacientes envolvidos em acidentes automobilísticos, motociclísticos e atropelamentos, enquanto no período de 5 a 11 deste mês tinham sido atendidas 48 pessoas vitimadas por acidentes de trânsito.

Na semana passada, somente os acidentes com motos e motonetas representaram 89,1% do total de pacientes vitimados pelo trânsito atendidos no Pronto Socorro do HRL. Entre a segunda-feira e o último domingo, o hospital atendeu 33 vítimas de acidentes motociclísticos. Além destes, o Hospital Regional de Lagarto ainda assistiu uma vítima de acidente automobilístico e três por atropelamentos.

Em relação à violência urbana, os plantões na semana passada registraram aumento no número de vítimas de ferimentos por arma de fogo. Entre a segunda-feira (12) e o domingo (18), o serviço de urgência e emergência do HRL atendeu a cinco pessoas baleadas, número quatro vezes maior que o registrado no período anterior, quando a unidade havia atendido a apenas um ferido por arma de fogo.

Também na semana passada, houve o registro de quatro casos de agressões físicas e dois por ferimentos de arma branca (faca, facão, canivete). No mesmo período, 21 pacientes deram entrada ainda no HRL com traumas diversos, três após sofrerem picada de animal e cinco por mordidas de cães. Na última semana, o HRL atendeu ainda 13 pessoas que apresentaram quadro de intoxicação.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070

Endereço

Praça Dr. Filomeno Hora, 10
1º Andar – Sala 04
Anexo à Sorveteria Friberg
CEP: 49400-000 Lagarto/SE
redacao@lagartonoticias.com.br