- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Vereadores de Boquim votam pela diminuição de repasse à gestão municipal a partir de 2017
16 de dezembro de 2016 - 06:37, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Na última sessão da Câmara de Vereadores de Boquim, realizada na quarta-feira (14), a grande maioria dos vereadores aprovaram uma emenda favorável à diminuição da Lei Orçamentária anual (LOA) de 80% para 10%, que reduz drasticamente o repasse para a administração municipal a partir de janeiro de 2017, quando o prefeito eleito Eraldo Andrade (SD) assumirá o mandato.
A emenda partiu de um vereador conhecido por “Duca”, sendo que em outros mandatos sempre aprovou 80% para os prefeitos Pedro Barbosa e o atual Jean Nascimento.
A notícia gerou grande comoção da população e futura gestão, demonstrando uma espécie de jogo político, já que a votação contava, em sua maioria, com a situação.Reduzir o repasse para 10% deixará o município de mão atadas para ser governado.
A advogada Rosecleide Silva, que trabalhou na campanha do prefeito eleito, comentou que “existe um limite que o executivo pode dispor para repassar de um setor para outro, porém o reajuste feito para 10% é extremamente baixo para a realidade de Boquim”.
Na manhã desta quinta (15), a advogada já esteve junto com o corpo jurídico em uma reunião no Ministério Público para tentar encontrar uma solução para o fato. “A próxima sessão da Câmara ocorrerá apenas em fevereiro de 2017. Vamos lutar para que o reajuste seja restabelecido para uma porcentagem maior”, disse Rosecleide.
Ainda na sessão, os vereadores que aprovaram estavam irredutíveis quanto à votação, sem possibilidade de conversa. Essa situação deixa a próxima gestão refém do legislativo, que já possui diversas dificuldades no Tribunal de Contas do Estado (TCE). “Temo que a próxima gestão fique engessada e com uma dificuldade muito grande de trabalhar para o povo”, finalizou a advogada.