População busca aplicativos que apresentam itinerários de ônibus em Aracaju

13 de dezembro de 2016 - 15:11, por Marcos Peris

Assim como a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados; o transporte também é considerado um direito social. A nova redação do artigo 6º da Constituição Federal, que introduz o transporte como direito social, foi aprovada a partir da Emenda Constitucional nº 90/2015. Para gerir o sistema complexo do transporte, cada vez mais os governantes e empresários recorrem aos recursos tecnológicos.

No segundo semestre deste ano, dois aplicativos foram lançados para facilitar a consulta de itinerários das linhas da capital sergipana, Aracaju, e da região metropolitana. Em setembro, foi lançado o “CittaMobi”, da desenvolvedora de software, Cittati Tecnologia, e em outubro, o aplicativo “Meu ônibus Aracaju”, da M2M Solutions.

O aplicativo CittaMobi registrou 938.729 consultas em Aracaju desde o lançamento. Em três meses, 65.984 downloads foram realizados por usuários do transporte na capital sergipana, de acordo com o gerente comercial da Cittati Tecnologia, Carlos Henrique Sampaio.

O CittaMobi é um aplicativo para smartphones com sistema Android ou iOS com objetivo de informar aos usuários de ônibus, em tempo real, o momento exato que o veículo passará no ponto. O aplicativo também informa o ponto mais próximo do usuário; linhas que passam pelo local; mapa do itinerário da linha e emite alarme para informar a proximidade do ônibus ao ponto de destino. Outro benefício do aplicativo é a disponibilidade da informação sobre quais ônibus são adaptados para pessoas com deficiências. O CittaMobi funciona a partir do mapeamento dos pontos de embarque e desembarque; cadastros de linhas e horários; monitoramento através de transmissores, que enviam sinais captados por GPS; base de dados em servidores;  cálculos para gerar as previsões de chegada e saída dos ônibus em cada ponto mapeado;  previsões e alterações.

Entenda como funciona o Cittamobi

Entenda como funciona o Cittamobi

Além da versão mobile, o aplicativo também pode ser acessado na versão web através do http://www.cittamobi.com.br e em painéis nos terminais disponíveis em algumas capitais. Na versão mobile, existe um aplicativo adaptado para deficientes visuais, o CittaMobi Acessibilidade.

O gerente comercial da empresa de tecnologia, Carlos Sampaio, destacou que o CittaMobi contribui para a mobilidade e o desenvolvimento do sistema do transporte público de Aracaju. “O CittaMobi não para de crescer no Brasil, pois atuamos em mais de dez estados. Em Aracaju, aproximadamente 66 mil downloads foram registrados em apenas três meses de funcionamento. Com quase um milhão de consultas ao aplicativo fica evidente a contribuição da tecnologia para facilitar o acesso ao serviço de transporte e visa contribuir com a mobilidade urbana da capital”, destacou.

Carlos Henrique Sampaio destaca o crescimento do aplicativo

Carlos Henrique Sampaio destaca o crescimento do aplicativo (Foto: arquivo pessoal)

Um dos veículos especialista em tecnologia, o Techtudo, apontou o aplicativo CittaMobi como um meio que torna mais fácil a vida de quem pega ônibus. Segundo o portal, o app mostra, em tempo real, que horas uma linha de ônibus vai passar em determinado ponto. Um mapa, do mesmo estilo do Googlemaps, é o responsável por exibir onde e que horas o usuário poderá esperar o transporte público. O techtudo também destacou os pontos postivos do aplicativo: ótima interface; encontra ônibus em tempo real e boa navegabilidade.

A estudante Regiane Andrade utiliza o ônibus diariamente para se deslocar ao local de trabalho e a universidade. “Após o lançamento do aplicativo ganhei mais tempo para fazer outras atividades, pois sei quando o ônibus passará, exatamente, no ponto. Outra medida importante está relacionada à segurança, pois às vezes ficava sozinha no ponto. Atualmente, só vou ao ponto quando o ônibus está próximo do local que eu estou”, concluiu.

Outra ferramenta que auxilia os usuários do sistema de transporte público de Aracaju e região metropolitana é o aplicativo “Meu ônibus Aracaju”, que atende apenas as linhas do grupo Modelo. Desde o lançamento, foram registrados mais cinco mil downloads. O aplicativo tem como objetivo divulgar, em tempo real, a previsão de chegada do ônibus no ponto de parada. De acordo com M2M Solutions, a intenção do aplicativo é proporcionar mais comodidade aos usuários e previsibilidade no planejamento das viagens com a disponibilidade do trajeto do veículo. O aplicativo aposta na manutenção do usuário do sistema com a oferta de notícias sobre a cidade. Na opção “Notícias”, o app oferece notícias atualizadas pelos principais canais sobre Aracaju.

O administrador de empresas, Walter Andrade, disse que conheceu o aplicativo em Salvador durante os jogos olímpicos. “Em Aracaju, utilizo de forma satisfatória. Consigo visualizar todas as linhas que passam próximas a minha residência”, pontuou.

Walter ressalta a importância do aplicativo em sua rotina

Walter ressalta a importância do aplicativo em sua rotina (Foto: arquivo pessoal)

Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju – Setransp, o cidadão tem acesso através de aplicativos ao trajeto desses ônibus e a previsão de horários das suas linhas, facilitando, desta maneira, o planejamento pessoal para mobilidade de mais de 230 mil passageiros diários de Aracaju e região metropolitana.

De acordo com o sindicato, os dois aplicativos permitem ao passageiro planejar suas viagens com a previsão do itinerário e horários de parada do ônibus desejado, evitando, inclusive, a espera nos pontos de ônibus.

Tecnologia a serviço do cidadão

O Doutorando em Administração pelo Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Bahia (NPGA-UFBA), Rodrigo César Reis de Oliveira, que estuda sobre a adoção de tecnologia da informação, destaca o protagonismo da tecnologia na sociedade contemporânea. “As tecnologias da informação têm sido protagonistas de transformações na sociedade e economia. Na gestão pública, elas têm sido incorporadas pelo chamado e-gov (governo eletrônico). Os aplicativos móveis são destaque nesse cenário de novas tendências tecnológicas. Soluções a partir das tecnologias da informação para problemas e oportunidades de mercado já são fato. Na gestão pública, a pressão por qualidade nos serviços públicos e transparência na gestão têm impacto diretamente nas novas estratégias e políticas públicas”, destacou.

Rodrigo Reis ressalta os reflexos da tecnologia nas mudanças sociais (Foto: Arquivo pessoal)

Rodrigo Reis (Foto: Arquivo pessoal)

“O aplicativo incorporado pela SMTT evidencia que é possível pensar e agir para melhoria dos serviços públicos ofertados aos cidadãos e que isso também pode significar maior eficiência na gestão do transporte público. Essas ferramentas são ótimas estratégias para tornar mais interessante e otimizar o uso do transporte público na capital sergipana. As tecnologias da informação podem criar novas possibilidades e mostrar novos rumos à gestão pública, esse é o papel social da tecnologia”, concluiu Rodrigo Oliveira.

Qualidade de vida

Em pesquisa realizada neste ano pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos sobre a o impacto do transporte na qualidade de vida dos brasileiros, constatou-se que em uma escala de 0 a 10, o impacto do transporte sobre a qualidade de vida do brasileiro é de grau 9,0. No Brasil, diariamente, a maior parte dos trabalhadores brasileiros utilizam o transporte público como principal meio para chegar ao local de trabalho.

Dados do transporte público por anos no Brasil (Fonte: NTU)

Dados do transporte público por ônibus no Brasil (Fonte: NTU)

Em recente estudo do Observatório das Metrópoles da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a capital sergipana, Aracaju, apresentou o melhor Índice de Bem-Estar Urbano (Ibeu), da região Nordeste e o sétimo melhor do país. A pesquisa divulgada em setembro deste ano, utiliza os indicadores como mobilidade urbana; condições ambientais e habitacionais; serviços coletivos urbanos e infraestrutura.

 

Por Keizer Santos

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070

Endereço

Praça Dr. Filomeno Hora, 10
1º Andar – Sala 04
Anexo à Sorveteria Friberg
CEP: 49400-000 Lagarto/SE
redacao@lagartonoticias.com.br