Primeiro livro sobre o transplante pulmonar no Brasil será lançado por um escritor de Lagarto

30 de novembro de 2016 - 13:00, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

Em janeiro de 2017, o jornalista e ex-candidato a vereador por Lagarto, Iuri Rodrigues, publicará o primeiro livro na história do Brasil sobre os dramas vivenciados por pessoas que necessitam e esperam nas filas por um transplante de pulmão. ‘Um lugar para respirar’ visa conscientizar as pessoas sobre a doação de órgãos.

Yuri Rodrigues publicará seu primeiro livro reportagem em janeiro

Iuri Rodrigues publicará seu primeiro livro-reportagem em janeiro

Segundo Iuri Rodrigues, o livro foi resultado de várias visitas que ele fez ao ex-diretor do Colégio Mundial, José Roberto Pereira, no pavilhão Pereira Filho da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, único hospital no Brasil que trata exclusivamente de assuntos ligados ao pulmão.

“Quando tudo deu errado em minha vida, eu encontrei essas pessoas. Eu fui fazer um mestrado no sul do país, e encontrei o ex-diretor do Colégio Mundial, que estava aguardando um transplante, e de tanto eu estar dentro do pavilhão, decidi contar a história deles”, relembrou o jornalista lagartense.

Ainda sobre a feitura do seu primeiro livro-reportagem, Iuri Rodrigues contou que passou cerca de dois anos vivenciando momentos bons e ruins dentro da unidade hospitalar e na casa dos familiares dos pacientes, que tiveram seus dramas contados na publicação. “Além disso, vi pacientes que estavam aparentemente curados serem obrigados a retornar para a fila dos transplantes porque algo havia dado errado”, acrescentou Rodrigues.

Um lugar para respirar é um livro reportagem que adota o estilo jornalístico literário descritivo para contar os dramas vivenciados dentro e fora do pavilhão Pereira Filho. Além disso, a obra será acessível a todos os tipos de públicos para que o seu real objetivo seja atingido.

Dificuldades

A obra é uma produção independente e por isso o jornalista fez investimentos físicos, psicológicos e financeiros. Além disso, Yuri contou que o seu sotaque chegou a assustar um pouco, mas afirmou que o povo gaúcho fora muito gentil consigo. “Eu estava ali apenas com papel e caneta, sem crachá algum, então era difícil um médico parar para conversar comigo. Mas no final deu tudo certo”, relatou o filho de Lagarto.

Maior Drama

Segundo Iuri Rodrigues, o maior drama descrito em seu livro-reportagem é a rotina de uma espera por um pulmão. “Só o fato das pessoas conseguirem chegar em Porto Alegre e esperar na fila já é um grande feito, mas o grande drama é morrer longe da sua casa, pois o paciente é obrigado a esperar por um transplante na unidade hospitalar”, argumentou o Yuri.

Presenças

Cerca de 40 personagens compõem a publicação, de lagartenses a ex-integrantes da família da ex-presidenta, Dilma Rousseff (PT), a exemplo do seu ex-marido e amigo Carlos Araújo. “Ele ficou feliz por saber que eu estava ali para entrevistar o médico dele. Carlos também disse que queria muito ler o livro dele”, contou.

Objetivo

Com o livro que será lançado em janeiro e fevereiro, em Lagarto e Porto Alegre, respectivamente, Yuri disse esperar que as pessoas se conscientizem e passem a apoiar a doação de órgãos.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070

Endereço

Praça Dr. Filomeno Hora, 10
1º Andar – Sala 04
Anexo à Sorveteria Friberg
CEP: 49400-000 Lagarto/SE
redacao@lagartonoticias.com.br