- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Vice-reitor da UFS recebe título de Cidadão Lagartense
22 de novembro de 2016 - 12:42, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
O atual Vice-reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), doutor André Maurício da Conceição de Souza, recebeu o título de Cidadão Lagartense na manhã desta terça-feira (22), durante a 61° sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lagarto (CML).
O título foi entregue pelo vereador Kleber de João Maratá, que em seu discurso ressaltou os feitos de André Maurício no território lagartense. “André ajudou e muito para a instalação de um polo da Universidade Aberta do Brasil no Povoado Colônia Treze”, comentou o parlamentar.
Enquanto o homenageado relembrou o período em que residiu em Lagarto, destacando a emoção em receber a cidadania lagartense. “Lagarto foi sensacional. Estudei no Colégio Nossa Senhora do Salete, onde aprendi a gazear aula, depois fui transferido para o Colégio Estadual Silvio Romero, onde passei a tirar boas notas e ter prazer em estudar”, relembrou o vice-reitor da UFS.
Ainda em seu discurso, André Maurício falou que a sua maior alegria foi saber que um artigo científico totalmente produzido no Povoado Colônia Treze havia sido publicado numa das maiores revistas científicas do mundo no setor de farmácias.
Outros comentários
Vereador Fábio Frank – “A entrega desse título é o mínimo que nós podemos fazer para lhe agradecer por todas as suas contribuições ao município de Lagarto”, falou.
Vereador Gilberto da Farinha – “Nós precisamos de muitos outros Andrés, porque com muita dificuldade este André conseguiu muitas conquistas para a Colônia Treze”, argumentou.
Reitor da UFS, Angelo Roberto Antoniolli – “André produz uma quantidade expressiva de conhecimento científico, mas a faceta mais importante dele é essa capacidade que ele tem de sensibilizar-se com a sociedade. Esse incômodo com a mesmice, isso é André”, destacou.
Histórico
O físico e pesquisador André Maurício de Souza, atual vice-reitor da UFS, nasceu no município de Belo Horizonte (MG), filho de Alexandrina Luz Conceição e José Carlos de Souza, em 1968. Na UFS, ingressou no curso de Engenharia Civil, mas a paixão pela teoria o levou a passar para o curso de Física, no qual se formou em licenciatura de Física e Bacharelado. Fez Mestrado e Doutorado em Física no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, CBPF, no Brasil, e o Pós-Doutorado na Universitat Stuttgart/Alemanha.
Sua trajetória profissional na UFS começou após sua aprovação para o cargo de técnico administrativo, no qual atuou por 9 anos, em laboratório. Foi também professor associado do Departamento de Física da UFS, tendo sido eleito diretor do Centro de Ciências Exatas da UFS para o quadriênio 2009–2013. É, também, pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Sistemas Complexos, Pesquisador bolsista de produtividade I do Conselho Nacional de Pesquisa/CNPq, e Pesquisador Associado do International Center for Theoretical Physics/UNESCO/Gov. Itália; além de ter várias publicações e orientações concluídas.
Mas, além de sua trajetória acadêmica, merece destaque outra característica marcante deste pesquisador, que é uma marca da sua trajetória em Sergipe: a defesa permanente da democratização do acesso aos resultados dos avanços científicos e tecnológicos, com transparência e possibilidade de acesso aos editais e programas por todos aqueles realmente comprometidos com a pesquisa e com a ciência.