- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Filhos de Lagarto serão empossados em Movimento Cultural da Academia Sergipana de Letras
8 de novembro de 2016 - 10:07, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Nesta terça-feira (8), o poeta Assuero Cardoso e o escritor e vice-reitor da Uniages, Russel Barroso, serão empossados como membros do Movimento Cultural Antônio Garcia Filho, da Academia Sergipana de Letras (ASL). A solenidade acontecerá às 16h, no Museu da Gente Sergipana.
Assuero Cardoso e Russel Barroso têm em comum a arte de encantar as pessoas com os seus escritos. Os filhos de Lagarto são membros da Academia Lagartense de Letras (ALL), Barroso e Cardoso ocupam as cadeiras 1 e 2, respectivamente.
Em contato com o Lagarto Notícias, Russel Barroso disse que a sua indicação foi feita pelo Doutor Domingos Pascoal de Melo. “Ocupar uma cadeira na Academia Sergipana de Letras é uma honraria muito grande, mas também é uma responsabilidade ainda maior porque nós precisamos corresponder essa honraria com obras”, comentou Barroso.
Já o poeta Assuero Cardoso, comentou que apesar de não ligar muito para certas formalidades, está muito feliz por poder representar a cidade de Lagarto. “Representar a minha cidade é muito interessante, principalmente quando a cidade tem três membros na Academia Brasileira de Letras”, disse o poeta.
Biografias
Assuero Cardoso: Sergipano de Lagarto, nascido em 13 de setembro de 1965; poeta, ator e professor, atuante na rede pública de ensino. Licenciado em Letras – Português, pela Universidade Federal de Sergipe. Membro correspondente da Academia Cachoeirense de Letras, é destaque no cenário cultural lagartense e do seu estado, desde o ano de 1984. Grande incentivador das artes cênicas, fundou, inclusive, a Companhia de Teatro Cobras & Lagartos. Presidiu, com brilho, a Associação Cultural de Lagarto (Ascla) nos anos 90. Fiel colaborador do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação de Lagarto, cujo auditório recebe o seu nome.
Sua fértil imaginação faz-se presente em histórias e versos de sua poesia, que apresentam cenas do cotidiano, da natureza e da vida, sem esquecer os escritos jornalísticos, por vezes presentes em periódicos, revistas e blogs, sobretudo de sua terra. Poeta dos becos, que abriga na alma a sensibilidade de sua gente e faz ecoar, através da prosa e poesia, o amor às coisas mais simples que cercam o ser humano.
Prêmios: Assuero também acumula vários prêmios e honrarias, o último deles foi a Comenda Daltro, concedida pela Prefeitura de Lagarto em 2011.
Russel Barroso: Nasceu em Lagarto/SE, em 27 de junho de 1963; professor, escritor e pesquisador; graduado em Letras pela Universidade Federal de Sergipe; pós-graduado em Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa e suas literaturas pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Bahia; membro do Comitê Gestor da Faculdade Ages, atua como diretor-adjunto e presidente do Conselho de Ética; fundou a Academia Lagartense de Letras, o Memorial Lagarto Online e a 1.ª escola de línguas de Sergipe, no interior do estado; docente e, ao longo dos anos, dirigente de escolas da rede oficial de ensino, ocupou a assessoria de gabinete da Secretaria de Educação e a assessoria de comunicação da DRE’2.
Além disso, prefaciou e apresentou inúmeras obras, como Nove Contos, de Claudefranklin Monteiro, e Palavras de um jovem poeta, de Ivan Ribeiro. Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e da Associação Sergipana de Imprensa, escreveu para o Sergipe Hoje e a Revista Cidade, tendo sido fundador e editor do jornal Ecos da Educação e colaborador da Revista Perfil nos guias que falam de Lagarto.
Prêmios: Russel Barroso acumula cerca de 12 prêmios e honrarias. A última honraria que recebeu foi a Medalha do Mérito Educacional Manoel Bonfim, concedida pela Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese).