- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Telessaúde: moderna estação de telemedicina é incorporada ao HRL
3 de novembro de 2016 - 09:12, por Marcos Peris
O Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, na Região Centro-Sul de Sergipe, passou a contar com mais um equipamento que incorpora a tecnologia da medicina à distância. Trata-se de uma estação de telemedicina que integra as ações do Programa Telessaude Brasil Redes, realizado pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com os Ministério da Educação (MEC) e da Ciência e Tecnologia.
A instalação do novo equipamento foi realizada nesta segunda-feira, 31, quando também aconteceu uma capacitação para profissionais e estudantes da área de Saúde. O aparelho será um importante aliado, por exemplo, no diagnóstico de doenças como o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Acidente Vascular Encefálico (AVE), a partir da interação, via vídeo-conferência, entre médicos do HRL e especialistas de um dos mais avançados centros de medicina do Brasil, o Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
De acordo com Eneida Ferreira, coordenadora do Núcleo Estadual de Telessaúde em Sergipe, da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Fundação Estadual de Saúde (Funesa), que operacionalizam as ações do programa no Estado, o Telessaúde Brasil Redes é desenvolvido pelo Ministério da Saúde pensando e promovendo ações que possam qualificar os serviços de saúde. “E uma das ações do programa é justamente essa voltada para a urgência e emergência”, explica.
Segundo ela, a capacitação e o novo equipamento agregam Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) voltadas para a formação, qualificação e otimização das ofertas no cuidado em Saúde.
“Essa é uma oportunidade ímpar para discutir e qualificar o cuidado clínico, através de projeto terapêutico singular, em debate com outros profissionais técnicos, para o prognóstico do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) Sergipe”, acrescenta.
Coordenador de Internamento do HRL e um dos participantes da capacitação, o enfermeiro Jardel Vasconcelos vê na implantação da nova tecnologia um grande avanço para a atualização e expansão dos conhecimentos técnicos dos profissionais que atuam na unidade.
“Diante de um mundo moderno e globalizado, as instituições hospitalares, como fomentadoras de atenção especializada na área de saúde, devem estar em constante renovação e melhoria. Esse sistema de telemedicina, em parceria com o Hospital Albert Einstein e a UFS, possibilitará estreitar a comunicação entre o generalista e o especialista, de forma a ganhar tempo e resolutividade na atenção direta ao paciente na UTI e nas emergências”, ressaltou.
Expansão
De acordo com o diretor geral do Campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Professor Antônio Garcia Filho, em Lagarto, Mário Adriano dos Santos, a incorporação e funcionamento da nova estação de medicina à distância no Hospital Regional de Lagarto, por meio de convênio com o Hospital Albert Einstein, representa a ampliação das ações em telemedicina no Estado, em especial na região Centro-Sul, desenvolvidas pela instituição de ensino superior.
“A Universidade Federal de Sergipe já tem uma experiência em telemedicina através de projeto pioneiro, em convênio com os municípios de Lagarto e Tobias Barreto, voltada para a Atenção Especializada, fortalecendo a Estratégia de Saúde da Família do Ministério da Saúde”, lembrou o diretor geral do Campus da Saúde da UFS.
“Com o funcionamento do novo equipamento no Hospital de Lagarto, esse projeto, em parceria com o Hospital Albert Einstein, complementa esse campo da telemedicina na Atenção Hospitalar, propiciando aos profissionais de saúde e estudantes, uma importante base de apoio para a qualificação e o conhecimento de novas tecnologias”, ressaltou.
Telemedicina
A tecnologia da medicina à distância tem sido um importante recurso para garantir rapidez no diagnóstico das doenças. A telemedicina, como é mais comumente conhecida, tem sido uma grande aliada em casos de urgência e emergência, nas principais urgências e emergências hospitalares do País. Em Sergipe, o Hospital Regional de Lagarto é o primeiro do Estado a receber esse novo equipamento e o respectivo treinamento, nessa parceria com o Hospital Albert Einstein.
“No Brasil, o Hospital Lagarto é o 21º a contar com essa Estação de Telemedicina, que dispõe de tecnologia única no mercado nacional, a plataforma MedWeb”, explica a enfermeira Paula Vieira, da empresa fornecedora responsável pela implantação e capacitação sobre aparelho.
“Com esse equipamento, é possível aos profissionais locais fazer toda a parte de protocolos clínicos e troca de conhecimentos para o diagnóstico e a conduta terapêutica dos pacientes em relação a doenças como Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto e sepsis, contando com o apoio de especialistas do Hospital Albert Einstein”, acrescentou.
Após a parte teórica da capacitação, desenvolvida na Sala do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HRL, profissionais de saúde e estudantes passaram à etapa prática, quando o equipamento foi efetivamente ativado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, assim, puderam participar de uma vídeo-conferência com especialistas do Hospital Albert Einstein.
Este é o segundo equipamento que agrega a tecnologia da medicina à distância a ser incorporado ao Hospital Regional de Lagarto. Há quase três anos, a unidade, que está em processo de federalização para transformar-se em hospital universitário, já faz uso de um outro aparelho, destinado a realizar e laudar eletrocardiogramas (ECG), exame usado para avaliar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto, permitindo ao médico identificar arritmias cardíacas (alterações do ritmo do coração) e distúrbios na condução elétrica deste órgão.