- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
IDAF qualifica mais de 1.300 jovens agricultores em Sergipe
1 de novembro de 2016 - 10:00, por Marcos Peris
Jean Carlos Pereira da Mata, 20, trabalha como agente de portaria no povoado Saco Torto, no município de Malhador, região do agreste sergipano. O jovem é filho de agricultores e recentemente vivenciou uma troca de experiências que vem fazendo a diferença no seu dia a dia.
Jean foi um dos mais de 1.307 jovens certificados pelo projeto “Jovem Agricultor”, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, escolhido por meio de seleção pública nacional.
Coordenado pelo Instituto de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar (IDAF), o projeto percorreu 21 municípios sergipanos que abrangem os quatro territórios da cidadania, levando qualificação profissional na área da Inclusão Digital, Empreendedorismo Rural e Atividade Agropecuária.
A iniciativa teve o propósito de tornar jovens, entre 16 e 29 anos, aptos a construírem e desenvolverem planos de negócio rural vinculados ao crédito assistido, para gerar emprego, melhorias nos negócios e elevação na renda per capita das comunidades atendidas pelo projeto.
Durante as capacitações, os jovens conheceram os mecanismos de acesso às políticas de desenvolvimento rural de agentes financeiros oficiais, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf Jovem), do Governo Federal. Esta medida oferece uma linha de crédito específica para que os filhos de produtores rurais possam financiar suas atividades produtivas.
“Não conhecia essas vantagens e com certeza tenho muitos planos daqui para frente. É tudo muito novo para mim e não quero parar mais”, afirma o jovem Jean.
Mobilização e participação
Em 2014, o projeto “Jovem Agricultor” iniciou as atividades de mobilização nas regiões do Alto Sertão, Baixo São Francisco, Sertão Ocidental e Sul Sergipano. Num primeiro momento, foi realizada uma mobilização institucional com prefeituras, conselhos, sindicatos rurais e demais entidades da sociedade civil para planejar as atividades e mapear os municípios com vocação agrícola que seriam contemplados pelo projeto.
“O projeto foi elaborado com foco em resultados. Cada ação foi pensada com o propósito de transformar a realidade da agricultura familiar de economia rural sergipana como um todo. A estratégia maior dessa iniciativa foi de estimular os jovens na identificação de suas vocações e conhecimentos, subsidiando a construção de planos de negócios rurais ligados ao crédito assistido. Os resultados têm sido satisfatórios e permanentes”, explica o coordenador do IDAF, Gilvan Dórea Júnior.
Acesse aqui o Jornal Juventude do Campo e saiba mais sobre o projeto Jovem Agricultor em Sergipe.