- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
HRL atende quase 1.200 usuários do SUS durante a última semana
25 de outubro de 2016 - 09:51, por Marcos Peris
“Essa é a segunda vez que precisamos trazer meu pai para cá. Na primeira, em março deste ano, ele ficou 15 dias internado. Se não fosse esse hospital, meu pai não estaria vivo hoje. Não tenho do que reclamar em relação ao atendimento que ele vem recebendo”. A afirmação é da dona de casa Maria Rosângela Conceição Santos, de 30 anos, que é natural de Jeremoabo, na Bahia, e reside no Povoado Sobrado, em Lagarto.
Desde o domingo, 23, ela acompanha o pai, o lavrador J.B.S., 58 anos, que está internado em uma das enfermarias da Clínica Médica do Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto na região Centro-Sul de Sergipe. “Ele é diabético, está com uma anemia profunda e ontem (domingo) sentia muitas dores pelo corpo”, disse Maria Rosângela, nesta segunda-feira, 24.
Assim como o pai da dona de casa, o Hospital Regional Lagarto atende diariamente centenas de cidadãos, constituindo-se, hoje, em uma das principais unidades da Rede Estadual de Urgência e Emergência. Assim, contribui significativamente para desafogar o atendimento do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), em Aracaju, referência em alta complexidade no estado.
Somente na semana passada, de acordo com os dados registrados no Sistema Integrado de Informatização do Ambiente Hospitalar (Hospub), do Ministério da Saúde (MS), o Hospital Regional de Lagarto atendeu 1.153 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), entre casos clínicos e cirúrgicos, em especialidades como clinica médica, ortopedia, pediatria e cirurgia geral.
Quedas e trânsito
Em comparação ao período compreendido entre os dias 10 e 16 deste mês, na semana passada, houve redução do número de vítimas de quedas – como da própria altura, de telhados, calçadas e escadas – e de acidentes motociclísticos atendidas na unidade, gerenciada pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS).
O número de vítimas de quedas, por exemplo, na semana passada, foi de 67 usuários, enquanto entre os dias 10 e 16 foram quase 100 pessoas assistidas pela unidade em consequência desse tipo de atendimento.
Entre a segunda-feira (10) e o último domingo (17), o número de vítimas de violência no trânsito atendidas no HRL também foi menor, se comparado à semana anterior, quando o Pronto Socorro da unidade havia assistido 58 pacientes envolvidos em acidentes automobilísticos, motociclísticos e atropelamentos.
Já na semana passada, foram atendidas 37 vítimas de violência no trânsito. Somente os acidentes motociclísticos foram responsáveis por 32 desses atendimentos, ou seja, 86,4% do total. Além destes, o Pronto Socorro do Hospital Regional de Lagarto ainda assistiu dois usuários que sofreram atropelamentos e dois por acidentes automobilísticos.
Em relação à violência urbana, os plantões entre a segunda-feira e o domingo passados registraram dez casos de agressões físicas e um de ferimentos por arma branca (faca, facão, canivete). No mesmo período, não houve registro na urgência e emergência do HRL de pessoas feridas por armas de fogo.
Ainda na semana passada, deram entrada no HRL 24 pacientes com traumas diversos, dois por picadas de animais e seis por mordidas de cães. No mesmo período, o HRL atendeu ainda 13 usuários que apresentaram quadro de intoxicação.
Cobertura
O Hospital Regional de Lagarto é responsável por garantir cobertura assistencial a uma população estimada em 250 mil habitantes, dos seis municípios que integram a microrregião Centro-Sul de Saúde – Lagarto, Salgado, Simão Dias, Poço Verde, Riachão do Dantas e Tobias Barreto. No entanto, devido à sua localização estratégica, o HRL atende ainda pacientes advindos de outras regiões do estado, como Campo do Brito e São Domingos, no Agreste, Boquim e Estância no Sul sergipano, além de municípios baianos circunvizinhos e que fazem divisa com Sergipe, como Paripiranga, Adustina, Nova Soure, Itapicuru, Cícero Dantas, dentre outros. O HRL presta assistência nas áreas de Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria, Ultrassonografia, Nefrologia e Terapia Intensiva, dispondo de uma UTI com dez leitos.