- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
O impacto da ausência de saneamento básico no bairro Jardim Novo no município de Lagarto na saúde das crianças
24 de outubro de 2016 - 09:21, por Marcos Peris
A ausência de saneamento básico é um problema constante nas cidades brasileiras, que não são atendidas com as condições mínimas de saneamento básico, como: água e esgoto tratados corretamente, destinação e tratamento adequado do lixo, assim como serviços de drenagem urbana, instalações sanitárias corretas e educação para a promoção de políticas públicas municipais que promovam a educação ambiental e a promoção da saúde.
Logo, os problemas de saúde ocasionados pela falta de saneamento básico são graves, constantes e permanentes, e acometem principalmente as crianças pobres, que estão mais expostas aos problemas de saúde provocados pela ausência de saneamento básico, como: esquistossomose, febre amarela, febre paratifoide, amebíase, ancilostomíase, ascaridíase, cisticercose, cólera, dengue, disenterias, elefantíase, malária, poliomielite, teníase e tricuríase, febre tifoide, giardíase, hepatite, infecções na pele e nos olhos e leptospirose.
Além disso, a educação para promoção da saúde se torna indispensável para a sociedade contemporânea. Porque, uma educação voltada para promover a saúde, e para sensibilizar os pais a acompanharem seus filhos, orientando-os a acerca da higiene pessoal e práticas adequadas de consumo de alimentos e prevenção de doenças parasitárias contribuirá para a construção de uma sociedade mais sustentável.
Portanto, a presente pesquisa pretende analisar os impactos da ausência de condições mínimas de saneamento básico as crianças do bairro Jardim Campo Novo em Lagarto-Se.
Método
O projeto foi desenvolvido por meio da análise e da coleta de dados sobre a saúde das crianças da comunidade Jardim Campo Novo na cidade de Lagarto/SE. Para isto, foi desenvolvido ações educativas que tinham como objetivo: identificar possíveis causas de certas patologias da comunidade; descobrir principais parasitas e protozoários que acometem a comunidade, e conhecer costumes do cotidiano da comunidade em relação a educação e a assistência médica.
Resultados e discussão
A ausência de condições mínimas de saneamento básico no Jardim Campo Novo em Lagarto-Se e a coleta de dados do Ministério da Saúde e a análise dos prontuários do posto de saúde demonstram alta incidência de verminoses no bairro, o que provavelmente é provocado pela ausência de condições mínimas de saneamento básico. Além disso, observa-se que no bairro existem tanques nos quais crianças tomam banho junto com animais, e no qual esgoto e lixo são lançados.
Além disso, a pesquisa revelou que a população da comunidade do bairro desconhece quais são as doenças originadas pela ausência de saneamento básico, o tratamento, e a prevenção.
Considerações Finais
A pobreza e a péssima distribuição de renda brasileira, associada aos irrisórios investimentos na área social fez com que aqui as cidades brasileiras ficassem caracterizadas por possuírem duas faces: a face formal, provida de estrutura e serviços públicos, e a face informal, desprovida de estruturas públicas fundamentais, principalmente as estruturas enterradas (o que inclui as redes de abastecimento de água e de coleta de esgoto), esquecidas pelos maus políticos brasileiros, preocupados em investirem apenas em obras vultuosas, acima do nível do solo, que despertem a atenção, e que lhes tragam os tão almejados votos. Portanto, o país ainda sofre pela ausência de políticas públicas que promovam a educação e a saúde.
Por Valisson dos Santos Nascimento e Fábio Alexandre Ferreira Gusmão, respectivamente acadêmico do Curso de Ciências Biológicas – UniAGES e professor Orientador – UniAGES.