- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
HRL capacita profissionais e estudantes em Biossegurança no ambiente hospitalar
21 de outubro de 2016 - 09:06, por Marcos Peris
Profissionais de saúde e estudantes de cursos de Saúde da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus de Lagarto, participam, neste mês, no Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), no Centro-Sul de Sergipe, de capacitação em Biossegurança organizada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e o Núcleo de Educação Permanente (NEP) da unidade.
A programação se estenderá até o dia 29 deste mês, na Sala do NEP/HRL, sendo aberta a toda a equipe multidisciplinar que atua no Hospital Regional, bem como aos acadêmicos dos cursos da área de Saúde do Campus/Lagarto da UFS.
“A capacitação é voltada para todos os profissionais que integram a equipe multidisciplinar como médicos, pessoal de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, além de pessoal do laboratório, de higienização e acadêmicos dos cursos da UFS”, explica Daniela Matos, enfermeira da SCIH.
Segundo ela, são nove dias de capacitação, cada turma com no máximo 30 participantes. “O curso foi programado de forma a atender a maioria dos profissionais que atuam no hospital, em todos os turnos de trabalho, sendo o primeiro a ser realizado este ano sobre biossegurança”, acrescenta a enfermeira do SCIH/HRL.
Objetivos
A capacitação visa a orientar profissionais e estudantes sobre os riscos existentes no ambiente de trabalho, reforçando as medidas de controle dos riscos e de prevenção em acidentes biológicos, bem como orientar sobre a correta utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva.
“Pretendemos que todos os trabalhadores em saúde, tanto os que já atuam quanto aqueles que ainda vão atuar na área, tenham noções básicas de como se proteger no ambiente de trabalho, aproveitando para reforçar algumas medidas de precaução às infecções hospitalares”, explicou Thiago Mendes, infectologista do SCIH do Hospital Regional de Lagarto.
Com essa finalidade, segundo o infectologista, a capacitação expõe e abre à discussão temas como a correta higienização das mãos, os acidentes com instrumentos perfurocortantes e medidas de precaução e isolamento. “Assim trabalhamos, inclusive, para desmistificar alguns pontos sobre biossegurança que ainda geram controvérsias entre os profissionais de saúde, como a profilaxia para a meningite, o uso adequado das máscaras de proteção N95 e os cuidados em relação aos pacientes com bactérias multiresistentes”, ressalta o médico.
Enfermeira há cinco meses no Hospital Regional de Lagarto, Louise Kathleen Freire Barroso reconhece o significado da iniciativa do SCIH/NEP para reciclar os conhecimentos técnicos. “É um treinamento importante, pois nos proporciona avaliar as nossas práticas do dia a dia, aprimorar os conhecimentos e nos dá mais segurança no trabalho, contribuindo, consequentemente, para melhorar a assistência ao paciente”, disse a profissional, que atua no setor de Clínica Médica do HRL.