- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Professores de Lagarto podem deflagrar greve; Prefeito diz que pagará os salários até o final da gestão
20 de outubro de 2016 - 09:30, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Na última quarta-feira (19), o Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica de Sergipe (Sintese) informou que os professores da rede municipal de ensino de Lagarto estão sem receber os seus respectivos salários há 78 dias, ou seja, desde o mês de agosto e podem deflagrar greve nos próximos dias. Contudo, o Prefeito de Lagarto afirmou que pretende pagar os respectivos vencimentos até o final da sua gestão.
De acordo com o sindicato, os professores tiveram as suas esperanças frustradas no dia de ontem porque o Tribunal de Justiça de Sergipe não pôde julgar o mandado de segurança impetrado por eles.
“O relator do processo, o desembargador Cezário Siqueira Neto, está de licença, com isso os desembargadores não puderam julgar o mandado de segurança. Provavelmente, o julgamento só voltará a entrar em pauta no TJ daqui a duas semanas”, informou o Sintese, o qual também comunicou que o referido mandado visava obrigar o Prefeito de Lagarto, José Willame de Fraga (DEM) o popular Lila Fraga, a pagar os salários do magistério lagartense.
A categoria comunicou que diante do ocorrido, ainda em frente ao Tribunal de Justiça de Sergipe, os professores de Lagarto deliberaram realizar uma assembleia, no próximo dia 01 de novembro, para encaminhar ações de luta e possível indicativo de greve.
Acordo de pagamento
A Prefeitura de Lagarto firmou um acordo com o Ministério Público de Sergipe, no qual se compromete a pagar o mês de outubro no próximo dia 30 e iniciar o pagamento dos salários atrasados no dia 10 de novembro. Veja o calendário de pagamento:
– 30 de outubro: Pagamento integral do salário do mês de outubro
– 10 de novembro: pagamento de 1/3 do salário de agosto
– 20 de novembro: pagamento de mais 1/3 do salário de agosto
– 30 de novembro: pagamento integral do salário de novembro e do último 1/3 do salário de agosto
– 10 de dezembro: pagamento de 1/3 do salário de setembro
– 20 de dezembro: pagamento de mais 1/3 do salário de setembro e pagamento do 13º salário
– 30 de dezembro: pagamento do salário de dezembro e do último 1/3 do salário de setembro
Prefeito diz que irá pagar a todos
Em contato com o Lagarto Notícias, o prefeito de Lagarto informou que o calendário acima poderá ser cumprido, pois o município acredita que poderá honrar com os pagamentos neste final de ano.
“Sempre no fim do ano, o Governo repassa um dinheiro a mais. Se esse dinheiro vier, teremos condições de pagar até o décimo terceiro. (…) agora depende que o Estado repasse as verbas, pois a prefeitura vive desses repasses. “, argumentou o gestor da cidade de Lagarto.
Indagado sobre o motivo dos atrasos no pagamento do magistério, Lila Fraga disse que estes não foram executados por falta de recursos. “Eu não paguei aos professores porque não temos dinheiro. Você acha que se tivesse dinheiro, o promotor não teria mandado bloquear as contas?”, respondeu o democrata.
Ele também falou que está fazendo alguns sacrifícios para deixar a Prefeitura de Lagarto sem dever a nenhum servidor. “Vou entregar essa prefeitura limpa a Valmir. Eu só quero que os próximos gestores tenham o comprometimento em fazer uma boa gestão”, concluiu Fraga.