- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Simão Dias: ‘Projeto do projeto eólico será explorado, em sua totalidade, ao longo dos próximos 10 anos’
7 de outubro de 2016 - 10:07, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Sergipe tem cinco grandes potenciais de geração energética: Xingó, já em operação, a Termoelétrica Usina Porto de Sergipe, na Barra dos Coqueiros, cuja pedra fundamental foi lançada recentemente, o parque de energia eólica (também já operando), no mesmo município, e mais dois grandes projetos, um de energia eólica e outro de energia solar.
Já existente em Sergipe, a geração de energia a partir do vento é explorada no município de Barra dos Coqueiros, e pretende ser ampliada a partir da instalação de novo empreendimento, cerca de 17 vezes maior, com previsão de instalação em Riachão do Dantas, sede da empresa.
De acordo com o assessor especial do governo para políticas de desenvolvimento, Oliveira Júnior, a Usina de Energia Eólica (UEE) atual possui 23 torres, com produção de 34,5 MW, e foi a primeira fonte de energia renovável no estado, segundo o assessor do governo. “A geração desse tipo de energia é importantíssima. Ela é produzida a partir de fontes que não se acabam”, disse.
Já o novo projeto eólico de Sergipe, além de Riachão do Dantas, pode abranger os municípios de Tobias Barreto e Simão Dias. A escolha da área, segundo Oliveira Júnior, foi devido ao potencial, por ser uma área de serras.
“Esse projeto da Sowitec será explorado, em sua totalidade, ao longo dos próximos 10 anos. A empresa alemã vai disputar seu primeiro leilão este ano. A meta é produzir 510 MW de energia em Sergipe. É algo muito maior que o parque atual, na Barra, e com aerogeradores mais modernos. O investimento completo pode chegar a R$ 1,5 bilhão, sendo R$ 400 milhões o valor da primeira fase e produção inicial de 140 MW”. (Com informações da ASN)