HRL já realizou quase 4.800 cirurgias desde 2012

7 de outubro de 2016 - 10:47, por Marcos Peris

Desde que ativou o Centro Cirúrgico, em abril de 2012, até setembro deste ano, o Hospital Regional João Batista de Carvalho Daltro (HRL), gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), em Lagarto, na região Centro-Sul do estado, realizou 4.729 cirurgias. Deste total, a ortopedia foi responsável por aproximadamente 66% desses procedimentos, ou seja, 3.111 cirurgias, de acordo com os relatórios gerenciais e de produção da unidade hospitalar. Foram feitas 1.618 cirurgias gerais de urgência e emergência, como de apendicectomia, hérnias encarceradas, úlceras gástricas e laparatomias por traumas abdominais decorrentes de acidentes, dentre outras.

Somente entre janeiro e setembro deste ano, já foram realizadas quase 850 cirurgias, das quais 641 ortopédicas e 194 gerais. Além disso, nesse mesmo período, o HRL realizou ainda pouco mais de 11 mil atendimentos clínicos de traumas ortopédicos. Há pouco mais de seis anos em funcionamento, o hospital, concebido a partir da Reforma Sanitária e Gerencial do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe, implementada a partir de 2007, pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é considerado peça-chave na engrenagem da rede estadual de urgência e emergência hospitalar.

O HRL garante cobertura assistencial a uma população de aproximadamente 250 mil habitantes da microrregião Centro-Sul de Sergipe (Lagarto, Salgado, Simão Dias, Poço Verde, Riachão do Dantas e Tobias Barreto), bem como de municípios de outras regiões do Estado, a exemplo de Estância e Boquim (Sul), São Domingos, Campo do Brito e Itabaiana (Agreste). Além disso, beneficia usuários do SUS de cidades da Bahia que fazem divisa com Sergipe, a exemplo de Paripiranga, Adustina, Fátima, Nova Soure e Itapicuru.

O HRL garante cobertura assistencial a uma população de aproximadamente 250 mil habitantes

HRL garante cobertura assistencial a uma população de aproximadamente 250 mil habitantes

Referência na área de ortopedia, o HRL é um equipamento de saúde estratégico para o Centro-Sul de Sergipe e demais municípios circunvizinhos de outras regiões do Estado. “O Hospital Regional de Lagarto é uma das unidades da rede que mais realiza cirurgias ortopédicas de urgência e emergência no Estado. Portanto, cumpre o seu papel de referência hospitalar em urgência e emergência nessa especialidade”, afirma o superintendente do HRL, Oldegar Alves Júnior.

Da mesma opinião comunga o diretor técnico da unidade hospitalar, o cirurgião Fernando Carbonera. “Esses números demonstram mais uma vez a importância do HRL para o SUS em Sergipe, minimizando a carga de atendimentos do maior hospital público do Estado, o Huse, tanto em relação às cirurgias ortopédicas quanto às gerais”, afirmou.

Superintendente do HRL, Oldegar Alves Júnior

Superintendente do HRL, Oldegar Alves Júnior

Ele ainda ressaltou o relevante papel do Centro Cirúrgico para o atendimento à população, diante do perfil assistencial do HRL. “O Centro Cirúrgico acaba sendo muito importante para o hospital, uma vez que os problemas de saúde mais graves são resolvidos de forma imediata, minimizando os danos ao paciente. No entanto, devemos observar essa situação num contexto maior, pois o hospital ainda dispõe de unidades como enfermarias, laboratório de análises e UTI, que complementam todo o suporte necessário ao tratamento do paciente”, explicou.

Estrutura

Com uma equipe composta por nove profissionais em ortopedia, que se revezam em escalas diariamente no atendimento inicial e no Centro Cirúrgico, o HRL atende pacientes de praticamente todo estado, inclusive os referenciados pelo próprio Huse e por outras unidades da rede, como o Hospital Regional Dr. Jessé de Andrade Fontes, em Estância, na região Sul. A unidade dispõe de quatro salas cirúrgicas e uma Sala de Recuperação Pós-Anestésico (SRPA), com quatro leitos.

Com perfil de média e alta complexidade, o HRL realiza, em ortopedia, vários tipos de cirurgias, como as de punho, antebraço, braço, clavícula, tíbia, fêmur, tornozelo, dentre outras. Os serviços ofertados nessa especialidade beneficiam usuários como a dona de casa R.M.J., de 82 anos, que reside no povoado Recanto, no município de Poço Verde, também na região Centro-Sul de Sergipe. A idosa vai precisar se submeter a uma cirurgia no fêmur, que fraturou após sofrer uma queda da própria altura.

“Ela caiu depois que retornamos da feira livre em Poço Verde. Já em casa, ela tentou arrastar um saco de feijão, se desequilibrou e acabou caindo”, conta a sobrinha da paciente, a lavradora Maria Selma Nascimento dos Reis, de 38 anos. “Levamos para Poço Verde e, de lá, o médico a encaminhou para o Hospital de Lagarto. Mas graças a Deus a cirurgia dela será feita na próxima segunda-feira (10) e o atendimento aqui está ótimo, tanto por parte dos médicos, quanto das enfermeiras. Por enquanto, não tenho do que reclamar”, salientou.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070

Endereço

Praça Dr. Filomeno Hora, 10
1º Andar – Sala 04
Anexo à Sorveteria Friberg
CEP: 49400-000 Lagarto/SE
redacao@lagartonoticias.com.br