- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Simão Dias aparece na lista dos dez melhores avaliados em Sergipe
30 de setembro de 2016 - 11:03, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Um levantamento do INCT Observatório das Metrópoles, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apontou o município de Simão Dias entre os dez melhores avaliados em Sergipe, no Índice de Bem-Estar Urbano (Ibeu).
O índice foi feito a partir da análise de dimensões como mobilidade, condições ambientais urbanas, condições habitacionais, atendimentos de serviços coletivos e infraestrutura. A melhor avaliação entre os municípios sergipanos foi Carmópolis, na 995ª posição. Aracaju ficou na 1.657ª, a oitava entre as 27 capitais brasileiras.
Ainda de acordo com o levantamento, os municípios de Santo Amaro das Brotas, Muribeca, Indiaroba, Tomar do Geru, Cristinápolis, São Francisco, Santana do São Francisco, Areia Branca, Pedrinhas, Malhador, Brejo Grande, Umbaúba e Santa Luzia do Itanhy estão entre os mil municípios de piores desempenho na pesquisa. Santa Luzia ocupa a 5.204ª posição entre os 5.566 municípios.
Além de Simão Dias, Carmópolis e Aracaju, os outros sete municípios sergipanos melhor avaliados são Moita Bonita, São Miguel do Aleixo, Ribeirópolis, Poço Verde, Nossa Senhora Aparecida, Tobias Barreto e Maruim.
Brasil
A melhor avaliada no Brasil foi Buritizal, em São Paulo, com 0,951. O levantamento destacou que entre as capitais, no que se refere à mobilidade urbana, Aracaju foi avaliada como boas condições, ocupando a décima posição. Quanto à infraestrutura, que analisou pontos como iluminação pública, pavimentação, calçada, meio-fio/guia, bueiro ou boca de lobo, rampa para cadeirantes e logradouros, a capital sergipana figurou entre as piores como condições ruins.
De acordo com o Observatório das Metrópoles, o Índice de Bem-Estar Urbano dos Municípios Brasileiros (Ibeu-Municipal) tem o propósito de oferecer mais um instrumento para avaliação e formulação de políticas públicas.
O Ibeu-Municipal mostra que entre os maiores desafios do Brasil estão a infraestrutura e os serviços coletivos. Ao avaliar o atendimento adequado de água e esgoto, coleta de lixo e atendimento de energia, mais de 50% dos municípios estão em condições ruins nesses serviços.