- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
HRL: Serviço de hemodiálise já realizou 423 sessões em 2016
2 de setembro de 2016 - 09:21, por Marcos Peris
Natural de Itabuna, no Sul da Bahia, mas residente no povoado Colônia 13, o eletricista aposentado José Raimundo dos Santos, 78 anos, já incorporou à sua rotina acompanhar a esposa A.M.S.S., 75, que é nefropática e, agudizada de forma frequente, necessita recorrer a terapia renal substitutiva no Hospital Regional João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, na região Centro-Sul de Sergipe.
“Ela já precisou ser internada de dez a 12 vezes. Toda vez que se interna, precisa fazer hemodiáliase”, explicava José Raimundo, que acompanhava a esposa, internada mais uma vez na Área Amarela, uma das unidades destinadas a pacientes críticos do HRL. “Se não fosse esse hospital, muita gente daqui de Sergipe e, também da Bahia, estaria passando por maus momentos. Sempre fui muito bem atendido”, reconhece o aposentado.
A esposa é apenas um dos muitos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que são beneficiados anualmente pelo Serviço de Hemodiálise Intra-hospitalar, ativado desde janeiro de 2012 no HRL. Entre janeiro e julho deste ano, quase 80 usuários SUS já se submeteram a terapia renal substitutiva através do Serviço de Hemodialise Intra-hospitalar do HRL, a maioria deles, 73, ou seja, 96% do total, beneficiados com o serviço de hemodiálise.
O serviço, que no período já realizou 423 sessões, somente na modalidade hemodiálise, além de outras 11 de diálise peritoneal, é destinado exclusivamente a pacientes graves internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e nos demais eixos críticos do HRL (Áreas Amarela e Vermelha) e que apresentam insuficiência renal aguda. Em média, por mês, o HRL vem realizando cerca de 60 sessões, somente na modalidade de hemodiálise.
De acordo com Oldegar Alves Junior, superintendente da unidade gerenciada pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), a implantação da Hemodiálise Intra-hospitalar no HRL trouxe mais comodidade e deu maior celeridade ao tratamento terapêutico para aqueles pacientes que precisam do serviço de terapia renal substitutiva. “O HRL é o único hospital da rede estadual no interior a dispor do serviço, que potencializou a resolutividade da unidade”, explicou.
Segundo ele, caso esse tratamento não fosse ofertado no HRL, os pacientes que necessitam desse tipo de terapia teriam que ser transferidos para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), em Aracaju.
“Isso provocaria uma demora na condução terapêutica desses pacientes, em todos os aspectos, desde a logística até o transporte para a gravidade desse tipo de usuário que, nesses casos, deve ser removido em Unidades de Suporte Avanço (USA) do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)”, salienta Oldegar Junior.
Pioneirismo
Com a implantação do serviço, em 6 de janeiro de 2012, o Hospital Regional de Lagarto passou a ser o primeiro do interior sergipano na rede estadual de urgência e emergência a disponibilizar hemodiálise intra-hospitalar para usuários do SUS em Sergipe. Além dele, atualmente, apenas o Huse, na capital sergipana, também oferta esse mesmo tipo de terapia.
A diálise é um tipo de tratamento que objetiva repor as funções dos rins, retirando as substâncias tóxicas e o excesso de água e sais minerais do organismo, estabelecendo assim uma nova situação de equilíbrio.