HRL: Serviço de hemodiálise já realizou 423 sessões em 2016

2 de setembro de 2016 - 09:21, por Marcos Peris

Natural de Itabuna, no Sul da Bahia, mas residente no povoado Colônia 13, o eletricista aposentado José Raimundo dos Santos, 78 anos, já incorporou à sua rotina acompanhar a esposa A.M.S.S., 75, que é nefropática e, agudizada de forma frequente, necessita recorrer a terapia renal substitutiva no Hospital Regional João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, na região Centro-Sul de Sergipe.

“Ela já precisou ser internada de dez a 12 vezes. Toda vez que se interna, precisa fazer hemodiáliase”, explicava José Raimundo, que acompanhava a esposa, internada mais uma vez na Área Amarela, uma das unidades destinadas a pacientes críticos do HRL. “Se não fosse esse hospital, muita gente daqui de Sergipe e, também da Bahia, estaria passando por maus momentos. Sempre fui muito bem atendido”, reconhece o aposentado.

A esposa é apenas um dos muitos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que são beneficiados anualmente pelo Serviço de Hemodiálise Intra-hospitalar, ativado desde janeiro de 2012 no HRL. Entre janeiro e julho deste ano, quase 80 usuários SUS já se submeteram a terapia renal substitutiva através do Serviço de Hemodialise Intra-hospitalar do HRL, a maioria deles, 73, ou seja, 96% do total, beneficiados com o serviço de hemodiálise.

O serviço, que no período já realizou 423 sessões, somente na modalidade hemodiálise, além de outras 11 de diálise peritoneal, é destinado exclusivamente a pacientes graves internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e nos demais eixos críticos do HRL (Áreas Amarela e Vermelha) e que apresentam insuficiência renal aguda. Em média, por mês, o HRL vem realizando cerca de 60 sessões, somente na modalidade de hemodiálise.

De acordo com Oldegar Alves Junior, superintendente da unidade gerenciada pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), a implantação da Hemodiálise Intra-hospitalar no HRL trouxe mais comodidade e deu maior celeridade ao tratamento terapêutico para aqueles pacientes que precisam do serviço de terapia renal substitutiva. “O HRL é o único hospital da rede estadual no interior a dispor do serviço, que potencializou a resolutividade da unidade”, explicou.

Oldegar Alves Junior

Oldegar Alves Junior

Segundo ele, caso esse tratamento não fosse ofertado no HRL, os pacientes que necessitam desse tipo de terapia teriam que ser transferidos para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), em Aracaju.

“Isso provocaria uma demora na condução terapêutica desses pacientes, em todos os aspectos, desde a logística até o transporte para a gravidade desse tipo de usuário que, nesses casos, deve ser removido em Unidades de Suporte Avanço (USA) do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)”, salienta Oldegar Junior.

Pioneirismo

Com a implantação do serviço, em 6 de janeiro de 2012, o Hospital Regional de Lagarto passou a ser o primeiro do interior sergipano na rede estadual de urgência e emergência a disponibilizar hemodiálise intra-hospitalar para usuários do SUS em Sergipe. Além dele, atualmente, apenas o Huse, na capital sergipana, também oferta esse mesmo tipo de terapia.

A diálise é um tipo de tratamento que objetiva repor as funções dos rins, retirando as substâncias tóxicas e o excesso de água e sais minerais do organismo, estabelecendo assim uma nova situação de equilíbrio.

 

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070

Endereço

Praça Dr. Filomeno Hora, 10
1º Andar – Sala 04
Anexo à Sorveteria Friberg
CEP: 49400-000 Lagarto/SE
redacao@lagartonoticias.com.br