Lagarto: Usuários do Ipesaúde reclamam da morosidade da autarquia no município

13 de agosto de 2016 - 04:00, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

Durante toda esta semana, a redação do Portal Lagarto Notícias ouviu alguns beneficiários do Instituto de Promoção a Saúde (Ipesaúde) de Lagarto. Nas ocasiões, os ouvidos reclamaram da morosidade da autarquia, bem como de algumas políticas adotadas pela mesma no município.

De acordo com eles, no município de Lagarto o sistema que deveria promover a saúde dos seus usuários não disponibiliza médicos. Eles também informaram que  as clínicas credenciadas já deixaram de realizar os atendimentos por falta de repasse. Hermógenes Andrade, usuário do Ipesaúde, lembrou da última reunião ocorrida no município de Lagarto entre a direção da autarquia e os beneficiários e afirmou que de todas as promessas feitas, “nem uma vírgula foi cumprida”.

Hermógenes também denunciou a política de cotas estabelecida pelo Ipesaúde, segundo ele, o sistema disponibiliza um número limitado de vagas para a realização de consultas e exames o que, em sua ótica, tem prejudicado a ele e aos demais beneficiários.

“Graças as cotas, fui marcar um exame no Hospital de Olhos e ele ficou para ser feito em fevereiro de 2017. É uma esculhambação e ninguém faz nada”, comentou Andrade.

Agendamento do exame para fevereiro de 2017 (Foto: Hermógenes Andrade)

Agendamento do exame para fevereiro de 2017 (Foto: Hermógenes Andrade)

O Ipesaúde atende cerca de 367 servidores da Prefeitura Municipal de Lagarto, segundo informou Hermógenes Andrade, e de acordo com o professor da rede municipal de ensino Ricardo Rocha (47) devido as cotas os usuários têm que se locomoverem para outras cidades.

“A gente chega numa clínica e não encontra vaga devido as cotas. Com isso, a gente tem que se locomover para outras cidades para realizar os exames, a situação do Ipes aqui em Lagarto é crítica. O Ipes de Lagarto vive um verdadeiro martírio”, falou o professor da rede municipal de ensino da cidade de Lagarto.

Já o professor das redes municipal e estadual de ensino Ademir Francisco de Oliveira (52) contou a nossa redação que, devido as Cotas, ficou mais barato aderir a um plano de saúde particular do que ao Ipesaúde.

“Às vezes é melhor você ir para um médico particular, porque quando você vai [pelo Ipesaúde], o médico não atende”, disse Ademir de Oliveira, que também informou que as carteirinhas dos beneficiários em Lagarto é um pedaço de papel oficio. “Eles dizem que foi porque a máquina quebrou”, argumenta o professor.

Indagado sobre a sede que será inaugurada em Lagarto e sobre a reunião ocorrida com o presidente da autarquia, Ademir demonstrou sua falta de expectativas. “Eles sempre dizem que vai melhorar e não melhora. Tomara que essa sede funcione, mas eu acho difícil. Já vi esse filme antes”, acrescentou o professor das redes estadual e municipal de ensino.

O Portal Lagarto Notícias está à disposição do Ipesaúde para demais esclarecimentos através do e-mail: redacao@lagartonoticias.com.br

Leia mais: Saúde: Lagarto fica sem Ipesaúde

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070

Endereço

Praça Dr. Filomeno Hora, 10
1º Andar – Sala 04
Anexo à Sorveteria Friberg
CEP: 49400-000 Lagarto/SE
redacao@lagartonoticias.com.br