- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Prefeitos tentarão a reeleição e ex-prefeitos querem voltar ao poder
25 de julho de 2016 - 10:04, por Marcos Peris
Na região Centro-Sul do Estado, a maioria dos prefeitos irá tentar a reeleição. Os atuais gestores de Poço Verde (Thiago Doria, do PSB), Boquim (Jean Carlos, do PSD), Simão Dias (Marival Santana, do PSC) e Salgado (Duílio Siqueira, do PSB) buscarão se manter no comando das cidades por mais quatro anos. Já em Tobias Barreto e Riachão do Dantas, o pleito de outubro próximo será entre novos nomes e políticos que já ocuparam o cargo ou seus familiares.
Em Poço Verde, o atual prefeito Thiago Doria enfrentará novamente Iggor Oliveira, do PSC. Em 2012, a disputa entre eles foi bastante acirrada, tendo Doria alcançando a vitória com apenas 289 votos de frente. O atual gestor obteve naquele pleito 6.631 votos contra 6.342 votos do seu adversário.
O prefeito Jean Carlos, de Boquim, manterá a mesma chapa que o levou a vitória no pleito passado, tendo Cloves Trindade, do PSB, na vice. O principal adversário dele na eleição deste ano será Eraldo Andrade, do SD, tendo Chicão Almeida, do PT, como vice. Chicão chegou a ser lançado como pré-candidato a prefeito no mês passado, mas se aliou a Eraldo para fortalecer a chapa de oposição. Outras siglas, como PV e Pros, devem apoiá-los. Luiz Fonseca, do PP, que seria candidato, desistiu do pleito. Já em Simão Dias, a disputa será entre chapas puro- sangue.
O prefeito Marival Santana e seu vice, Aloisio Viana, que são do PSC, irão buscar a reeleição contra o vereador Cristiano Almeida (candidato a prefeito) e André Valadares (vice), ambos do PSB. A decisão da formação da chapa de oposição se deu no último dia 8 de julho. A dupla é apoiada no município pelo PSD, PMDB e PT. André é sobrinho do senador Valadares e do ex-prefeito Zé Valadares – este último foi derrotado por Marival em 2012.
A disputa em Salgado se dará entre o prefeito Duílio Siqueira (PSB) e o ex-prefeito Gilvando Barbosa (PV) e o ex-vereador Gidelson Santana (PRB). Há especulações de que Gilvando e Gidelson poderão se unir para tentar impedir a reeleição do atual gestor. No pleito passado, Gidelson foi derrotado por Duílio. O prefeito obteve 65% dos votos contra 34% do adversário.
Nomes novos e antigos
Em Tobias Barreto, a disputa caminha para ser entre o ex-prefeito Diógenes Almeida (PMDB) e advogado Nego Valeriano (Pros), que tem o apoio do atual prefeito Dilson de Agripino (PT), que foi reeleito no pleito passado com uma votação expressiva (64,2% dos votos). Diógenes Almeida, por sua vez, conta com o apoio do governador Jackson Barreto.
Em Riachão do Dantas, a corrida eleitoral deste ano será entre duas mulheres: Gerana Costa, do PTdoB, tendo como vice Luciano Goes (PSB), enfrentará Simone Andrade (PCdoB), que tem como companheiro de chapa Luciano Dantas, do PSD, mesmo partido do atual prefeito Ivan Macedo. (Valter Lima)