- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Acadêmicos da UFS realizam Mostra Interdisciplinar em Lagarto
13 de julho de 2016 - 16:05, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Acadêmicos do 1º ciclo de oito cursos voltados à área de saúde do campus da UFS Lagarto, estão realizando a V Mostra Interdisciplinar, com foco na divulgação de atividades desenvolvidas em comunidades rurais e bairros do município.
O evento teve início às 8h e segue até às 16h, com estantes de exposições na Praça Filomeno Hora, centro de Lagarto. A ação inclui apresentações teatrais, parodias, murais com fotografias, além de grupos voltados a pessoas com necessidades especiais.
Ao todo, mais de 330 alunos do polo participam da ação educativa da disciplina de Prática de Ensino na Comunidade (PEC), que através de entrevistas a moradores do município, buscam solucionar problemas nas comunidades.
Para a coordenadora do Departamento de Educação e Saúde da UFS, professora Roseane Dantas, o intuito da Mostra é evidenciar o trabalho desenvolvido pelos acadêmicos nas comunidades envolvidas.
“O evento é fruto do trabalho de pesquisa realizado pelos alunos nas comunidades do município de Lagarto. Neste espaço, temos várias oficinas que servem para divulgar para à população as ações desenvolvidas no campo”, relatou a Roseane.
De acordo com Lucas Araújo, acadêmico do curso de Odontologia, a iniciativa já começa a gerar bons frutos. “Tivemos na localidade denominada Pista da Granja, no povoado Colônia Treze, onde a população denunciou a ausência de um profissional do ACS na área. Ouvimos o reclame do povo e fomos em busca da resolução do problema. Hoje, a comunidade da Pista da Granja já conta com a assistência do Agende de Saúde”, contou o universitário.
O estudante disse ainda que foram realizadas mais de 300 entrevistas na localidade, quando foi identificado o problema. Todo o processo vivenciado na Colônia Treze é retratado através de fotografias e relatos dos próprios alunos.
Na cidade de Lagarto as pesquisas foram realizadas nas Unidades de Saúde Maria do Carmo (bairro Ademar de Carvalho), Antônio Maroto (bairro Exposição) e Davi Marcos (Conjunto Albano Franco).
Já na zona rural o foco dos acadêmicos foram as unidades dos povoados Mariquita, Brasília, Jenipapo, Olhos D’ Àgua, Colônia Treze e Brejo.