- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Jovens de Lagarto continuam doando sangue após morte de Tainah Santos
4 de julho de 2016 - 10:09, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Mesmo depois da morte da menina Tainah Santos, que completa dois meses nesta segunda-feira (4), jovens de Lagarto continuam realizando doações de sangue no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), em Aracaju.
A ação solidária dos adolescentes ocorreu na última quarta-feira (29), dentro da campanha intitulada ‘Os Festejos Juninos estão no Sangue. A solidariedade também’. O serviço recebeu o apoio de jovens doadores fidelizados do município.
A iniciativa foi coordenada pela doadora, Rosália Araújo dos Santos, mobilizou vinte e dois candidatos à doação. “Eu comecei a reunir as pessoas para ajudar o tratamento de uma moradora do município, Tainah, e hoje, continuo estimulando a doação para ajudar outros pacientes que necessitam fazer uso de sangue em seus tratamentos. Meu desejo é ajudar, independentemente de ser um morador da minha cidade”, disse.
Dentre as participantes da campanha de Lagarto, Ronise Nunes dos Santos, doadora regular de sangue, há quatro anos. Ela explicou que quando resolveu colaborar com o serviço, foi para ajudar o tratamento da amiga Jamille Santos Timóteo. “Na época o irmão dela chamou alguns amigos para doar, eu estava nesse grupo. Depois continuei doando e, também convidando outras pessoas para praticar o gesto”, declarou.
Jussimara Batista da Cruz, também aproveitou o dia livre para exercitar sua cidadania. A jovem relatou que através de um grupo de amigos, foi informada da campanha de doação de sangue no Hemocentro de Sergipe. “Sempre quis ajudar, mas não tive a oportunidade. Ao saber que um grupo de amigos meus vinha doar, decidi participar”, detalhou ao acrescentar que o procedimento é simples. “Achei tudo muito tranquilo aqui”, afirmou.
De acordo com a assistente social, Rozeli Dantas, o sergipano é bastante solidário, especialmente, quando um paciente necessita. A gerente de Captação de Doadores do Hemose ressaltou que nesses períodos, o serviço registra o aumento de 20%, no comparecimento de pessoas interessadas em doar. “Essa mudança é decorrente dos pedidos feitos por familiares e amigos desses pacientes. Eles utilizam as redes sociais para incentivar a doação de sangue e, dessa forma atender o seu ente querido ou um amigo”, salientou.
Ela também aproveitou para agradecer a todos os parceiros, que disponibilizaram um pouco do seu tempo para mobilizar os grupos, além de buscar o contato junto a unidade para tratar de transporte dos doadores. “Queremos agradecer à população e aos doadores que atendeu ao apelo do Hemose, o retorno foi de fundamental importância para equilibrar o estoque, nesse período festivo, onde ocorre uma mudança na rotina das pessoas, que saem para brincar e se confraternizar”, concluiu.
Campanha
A ação realizada no período de 01 a 29 de junho registrou 2.545 comparecimentos de voluntários e 1.904 doações efetivadas para atendimento da demanda transfusional, da rede hospitalar. Deste total, 317 doações correspondem ao período do São João e 249 do São Pedro.
Agendamento
O Hemocentro de Sergipe disponibiliza para o público os serviços de agendamento de campanhas para doação de sangue, o cadastro de medula óssea e visitas técnicas. Para saber como realizar as solicitações basta entrar em contato com o Serviço de Captação de Doadores. A unidade funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30. Mais informações através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174. (Com informações do Hemose)