HRL atende seis vítimas de queimaduras durante o feriadão de São João

28 de junho de 2016 - 09:16, por Marcos Peris

No período de festas juninas é comum o aumento dos casos de queimaduras, em geral provocadas pela queima de fogos de artifício, principalmente em Estados onde a realização dos folguedos é tradicional, como em Sergipe. Este ano, o Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, na região Centro-Sul, atendeu durante o feriadão de São João a seis vítimas de queimaduras, quatros delas causadas por fogos de artifício.

De acordo com os dados registrados no Sistema Integrado de Informatização do Ambiente Hospitalar (Hospub), do Ministério da Saúde (MS), entre a quinta-feira (23) e o domingo (26), o HRL assistiu quase 650 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), entre casos clínicos, cirúrgicos e ortopédicos.

O número de vítimas de violência no trânsito atendidas na urgência e emergência do HRL durante o final de semana prolongado cresceu em torno de 81%, se comparado ao final de semana anterior. Foram assistidos 29 pacientes, sendo que destes 27 envolvidos em acidentes motociclísticos. No fim de semana anterior, compreendido entre os dias 17 e 19, haviam sido atendidos 16 pacientes, todos por acidentes envolvendo motocicletas e motonetas.

No feriadão do São João, o Pronto Socorro do Hospital de Lagarto atendeu ainda a uma vítima de acidente automobilístico e outra por atropelamento.

O número de casos de violência urbana durante os festejos de São João, no entanto, foi reduzido, com o atendimento a uma vítima de ferimentos por arma branca e duas por arma de fogo. No mesmo período, outras quatro pessoas deram entrada no HRL após sofrerem agressão física.

Também entre a quinta-feira e o domingo passados, 11 pacientes foram atendidos no HRL apresentando traumas diversos e 28 após sofrerem quedas como da própria altura, de telhados e escadas, dentre outros tipos. Uma pessoa foi mordida por cão e dez foram assistidas na urgência do Regional de Lagarto com quadro de intoxicação.

Cobertura

O Hospital Regional de Lagarto é responsável por garantir cobertura assistencial a uma população estimada em 250 mil habitantes, dos seis municípios que integram a Microrregião Centro-Sul de Saúde – Lagarto, Salgado, Simão Dias, Poço Verde, Riachão do Dantas e Tobias Barreto. No entanto, devido à sua localização estratégica, o HRL atende ainda pacientes advindos de outras regiões do Estado, como Campo do Brito e São Domingos, no Agreste, Boquim e Estância no Sul sergipano, além de municípios baianos circunvizinhos e que fazem divisa com Sergipe como Paripiranga, Adustina, Nova Soure, Itapicuru, Cícero Dantas, dentre outros. O HRL presta assistência nas áreas de Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria, Ultrassonografia, Nefrologia e Terapia Intensiva, dispondo de uma UTI com dez leitos.

Fonte: Portal da Saúde

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070

Endereço

Praça Dr. Filomeno Hora, 10
1º Andar – Sala 04
Anexo à Sorveteria Friberg
CEP: 49400-000 Lagarto/SE
redacao@lagartonoticias.com.br