Alex Souza: O Brasil inteiro estará usando o meu sistema

5 de junho de 2016 - 17:46, por Alexandre Fontes

Portal Lagarto Notícias

Entrevistado da Semana

Entrevistado da Semana

A entrevista da semana é com o pai de família, jovem empreendedor e fotógrafo, Alex Souza. Ele é um cara muito para cima, sempre com um olhar positivo sobre as coisas e que não acredita que crise se resuma a estar com menos dinheiro do que antes.

Alex é o pai do sistema Blu-ray Online que visa dar mais segurança as gravações de cerimonias como casamentos, aniversários de um ano e 15 anos, permitindo que as pessoas possam compartilhar tais momentos sem se preocupar em perder o registro de um momento tão especial de sua vida. Diante disto, separamos num tópico especial da entrevista o esclarecimento sobre tal sistema.

Confira a Entrevista da Semana na íntegra:

PLN: Quem é Alex Souza?

Alex Souza: Alex Souza é um cara família, que está vindo com novas ideias de desenvolvimento pessoal porque é um cara que pensa em crescer tanto pessoal, como familiarmente e financeiramente. Além disso, Alex é um cara do bem, que tenta sempre passar as coisas boas e positivas para o próximo.

PLN: E quem é o fotógrafo profissional Alex Souza?

Alex Souza: O profissional Alex Souza é aquele cara responsável – é óbvio estar falando isso -, mas é aquele cara que tem respeito pela profissão, pelos clientes e que tenta não desagradar ao máximo o seu consumidor. Eu tenho uma meta comigo que é a seguinte: ‘Eu prefiro que meu cliente saia satisfeito com os meus serviços, do que ele me pagar pelos os serviços e sair insatisfeito com o resultado final’.

PLN: Você trabalha como fotógrafo há quanto tempo?

Alex Souza: Eu trabalho com fotografias há mais de 14 anos.

PLN: E o que foi que te fez seguir a carreira de fotógrafo?

Alex Souza: Eu caí com um paraquedas nessa área de fotografia, a profissão caiu de paraquedas porque eu não tenho nenhuma veia familiar de quem trabalhou com fotografia ou algo semelhante. Em 1999, eu arranjei um emprego na ClauCollor, lá eu entrei como auxiliar de laboratorista, e logo logo eu me tornei um operador de mini-lab, que é a máquina que revela as fotos, e de tanto ver as fotos sendo reveladas, de tanto eu me relacionar com os fotógrafos – eu sempre fui muito curioso e perguntava a eles como faziam cada foto, e eles falavam como faziam e tal -, ai eu fui adquirindo conhecimentos, logo comecei a tirar umas fotos como todo mundo começa, tirando de amigos e familiares, e depois montei meu escritório.

 PLN: Você tem alguma formação em fotografia ou a sua escola foi a prática?

Alex Souza: Eu não tenho formação alguma, mas sempre estou me reciclando, sempre estou participando de workshop, de palestras, cursos on-line, pesquiso muito na internet.

[Antes da equipe deste portal chegar até a casa do Alex, ele estava estudando photoshop avançado através de vídeo aulas na internet]

PLN: Antes de ser fotógrafo, você pensava em exercer outra profissão?

Alex Souza: Antes da fotografia, eu pensava como a maioria dos adolescentes, eu acho que a maioria dos adolescentes que estão na fase dos 15 a 18 anos pensa em ser músico, e eu pensava em ser músico. Inclusive eu fui músico, tocava em banda e eu achava que ia viver a minha vida de música, eu pensava que ia conquistar minhas coisas através da carreira de músico, que ia ser famoso e tal. Eu toquei nas bandas “Raça Jovem”, “Movidos”, “Banda Sedução” e “Banda Revelação”, todas daqui de Lagarto.

PLN: Nós temos informações que você ainda toca numa banda formada por amigos.

Alex Souza: Sim mais não é nada profissional só para descontrair mesmo – a música ela é muito promissora sim, mas é para a minoria, é muito difícil você sustentar uma família através de música, claro que existem exceções. Tem músicos que pode dizer que ganha bem e tal, mas se formos fazer um raio X, veremos que é a minoria que ganha dinheiro com música – então eu decidi ir pela razão e não pela emoção, pois vi que era muito mais difícil sustentar minha família com a música, então tive que decidir.

PLN: Você tentou levar adiante a carreira de músico?

Alex Souza: Por um período até tentei, mais como tive que constituir família tive que abandonar e arranjar um emprego na época. Foi onde tudo começou a mudar na minha vida.

PLN: Você se arrepende de não ter tentado?

Alex Souza: Não é bem um arrependimento, claro que se hoje eu tivesse vivendo da música e sustentando minha família com ela, talvez eu estivesse mais satisfeito profissionalmente, não sei. Apesar de ser muito grato a fotografia por tudo que conquistei e conquisto, sou muito grato a minha profissão, claro que tiveram pessoas que me ajudaram a conquistar tudo que tenho hoje, então essa gratidão pela fotografia eu levarei comigo por toda minha vida.

PLN: Anteriormente você disse que ninguém te influenciou a seguir a carreira de fotógrafo, mas podemos dizer que foi a sua curiosidade aliada ao seu dia a dia que te fez seguir a carreira?

Alex Souza: Sim, sou muito curioso e acredito que foi o combustível principal para eu está exercendo a profissão até hoje, sou muito inquieto e sempre procuro fazer algo novo e diferente.

PLN: E quando foi que você decidiu ser autônomo?

Alex Souza: Na época eu trabalhava na ClauCollor e ai estava aparecendo muito cliente meu indo lá me procurar, e eu não estava conciliando, então eu tive que decidir entre atender meus clientes e trabalhar na ClauCollor e o patrão não estava muito satisfeito com isso porque eu estava lá e chegava meus clientes para me contratar e resolver algo sobre serviço que tinha prestado. Diante disso, eu resolvi pedir demissão e montar o meu estúdio.

PLN: E quais os primeiros desafios encontrados nessa empreitada?

Alex Souza: Como eu já vinha naquela rotina de oito anos trabalhando na ClauCollor, eu já tinha uma rotina bem definida e que foi totalmente diferente e tensa de início porque a gente fica um pouco ansioso, naquela preocupação de ter clientes e contratos para bancar a minhas despesas mensais, mas graças a Deus até hoje eu não senti nenhuma dificuldade. Nunca passei por um aperto financeiro.

PLN: Como foi a sua primeira cobertura? Ficou nervoso?

Alex Souza: Naquela época era tudo muito incerto porque eu não trabalhava com o digital, eu trabalhava com o analógico, então a ansiedade era muito maior. Enquanto eu não revelava o filme, eu não sossegava. Hoje você dar um click e ver a foto, a luz, a cor já tem um preview, no analógico você tinha que ter certeza do que estava fazendo sem ter o preview, eu olhava o ambiente e já sabia a abertura no diafragma. A maioria dos meus filmes era ruim de luz, era uma luz dura mesmo, era aquele flash papoco, e hoje a gente tira 10 fotos do mesmo momento e conseguimos mais a perfeição.

PLN: Qual o maior aprendizado que você tirou desses 15 anos de carreira?

Alex Souza: O maior aprendizado que eu tive como profissional, é se relacionar com pessoas, você tem que gostar de pessoas. Quanto mais você gosta de pessoas e supera a expectativas delas, mais você tem sucesso. Cada um tem o seu temperamento, então você tem que entender e saber lidar com cada cliente. O maior aprendizado é gostar de pessoas.

PLN: Foi um aprendizado pessoal como profissional?

Alex Souza: Exatamente, um dos maiores segredos da área é você aprender a gostar de pessoas.

PLN: E o que é que todo fotógrafo não pode ter?

Alex Souza: Ele não pode ser irresponsável, não pode ser impaciente, ele não pode de jeito nenhum deixar de estudar cada vez mais a sua profissão.

PLN: Em sua opinião, qual o segredo de uma boa fotografia? Se é que tem segredo.

Alex Souza: O segredo de uma boa fotografia é você mostrar a foto pro seu cliente e ele gostar, esse é o segredo. As vezes uma fotografia cheia de técnica, cheia de linguagem e conceito pode não agradar o meu cliente. Então o segredo é esse e não importa se a foto está desfocada, com a luz dura, tremida, com ruídos, claro que devo entregar sempre o melhor para o cliente, mais o importante é o cliente olhar para a fotografia e gostar.

PLN: E qual que é o diferencial do trabalho desenvolvido pelo fotógrafo Alex Souza? É o BlurayOnline?

Alex Souza: Não, o BlurayOnline não tem nada a ver com a fotografia e tem (risadas), ele é mais voltado para a filmagem que é outra situação. Em um serviço de cobertura fotográfica, existe toda uma logística, hoje no mercado não são só belas imagens que está fazendo a diferença nas prestações dos serviços.

Quando me contratam, eu tenho a consciência que quem está me contratando, está contratando uma consultoria, a pessoa está me contratando para registrar uma passagem de momentos especiais da vida dela. Então o meu diferencial não é ser um fotógrafo artista, não é ser o melhor da cidade, uma das minhas metas é o cliente não ter comigo aborrecimento nenhum em todos os setores, porque você precisa ser simpático, ser cortês, ter boa vontade e respeito ao cliente, porque eu posso ter uma bela imagem, um belo álbum de portfólio, mas posso ser arrogante na execução dos serviços, impaciente e se achar o dono da razão etc.. Então o meu diferencial é ser bastante cortês, ser muito claro e ter bastante respeito em todos os aspectos, tem muitos que estão ai no mercado só em busca do dinheiro.

PLN: E o BlurayOnline o que é?

Alex Souza: O BlurayOnline é uma nova mídia de reprodução voltado para vídeo – porque eu passei um bom tempo fazendo vídeos, hoje não trabalho mais com filmagens. Eu apenas indico pessoas que façam essa parte -, e ele foi desenvolvido diante da seguinte necessidade: Eu filmava o casamento e entregava uma mídia física ao cliente, e para uma pessoa que estava mais distante para assistir essa mídia, o cliente tinha que emprestar essa mídia e as vezes quando essa mídia voltava, voltava arranhada.

Então em cima disso eu criei um sistema, no qual a pessoa compartilha um link e uma senha porque tem que ser privado, e com a mesma dinâmica, com o mesmo design, familiares e amigos poderão estar assistindo em casa sem precisar de aparelho de reprodução(DVD), mas é claro, tem que ter acesso a internet, e quem não tem internet hoje?

PLN: Quando nos falaram, pensamos que era algo ao vivo.

Alex Souza: Ao vivo não porque já tem muitas plataformas que oferece esse tipo de serviço, o nosso sistema é exclusivo só tem a nossa plataforma no Brasil oferecendo. E o BlurayOnline não é somente uma mídia de reprodução, as mídias físicas têm validade, com isso você pode perder a memória do seu casamento, do aniversário de um ano, de 15 e já quem tem a mídia do BlurayOnline não sofrerá esse constrangimento, que é um sistema que hospeda esses vídeos num computador virtual que fica nas nuvens e lá tem um software que dar a possibilidade da pessoa compartilhar seus vídeos com familiares e amigos de qualquer lugar do mundo.

Além de está totalmente seguro, pois fazemos backup em três servidores, ou seja, temos três cópias de cada evento. Por isso, nós damos o título de blindado e indestrutível a mídia BlurayOnline. Porque ele é um modo de evitar a perda e danos futuros nos vídeos.

PLN: E o preço desse sistema? É acessível?

Alex Souza: O preço é muito acessível. Para o cliente final o BlurayOnline se chama mídia, para as produtoras é um sistema tipo a Netflix, no qual ela vai autora os trabalhos tudo bonitinho e manda-los para os seus clientes.

O preço é muito acessível, para se ter uma ideia: se você pedir para uma produtora tirar uma cópia do seu evento será só uma cópia e só rodará uma vez em cada aparelho. Mas se o cliente adquirir a mídia BlurayOnline, ela se transforma em várias cópias que podem ser assistidas simultaneamente, é só compartilhar um link e uma senha.

PLN: Esse link tem validade?

Alex Souza: O BlurayOnline é uma plataforma que vai alugar espaço para a hospedagem dos vídeos, e ela expira anualmente, anualmente tem uma renovação. Hoje cada produtora tem o valor do seu serviço, mas eu posso falar que o BlurayOnline é mais em conta do que um Sedex. Sem contar com a segurança porque há o risco de você mandar a mídia pelo Sedex e ela não chegar, ou chegar danificada e a mídia BlurayOnline não.

PLN: Qual o toque especial que essa mídia pode trazer para o cliente final?

Alex Souza: A vantagem é a segurança dos seus vídeos, hoje temos produtoras que cobram até RS 6.000 na cobertura de um casamento, e essas produtoras estão entregando esses trabalhos em pen-drive, em mídia de DVD, mídia de Blu-ray física e isso pode-se perder, pode arranhar e adeus. Então a diferença do BlurayOnline é a segurança e a facilidade de você poder visualizar e compartilhar um link para seus familiares e amigos mais distantes, no qual eles possam assistir sem o risco de danos.

 PLN:  Há muita demanda em torno do BlurayOnline?

Alex Souza: O BlurayOnline ainda é uma mídia muito nova. Eu lancei tem uns 20 dias, mas eu venho há um ano trabalhando nessa plataforma para não lança-la com problemas. E o melhor de tudo é que ninguém no Brasil vende essa mídia na métrica em que nós vendemos, ninguém. Somos o pioneiro e único até o momento.

 PLN: Caso alguém queira passear pelo site, como faz?

Alex Souza: Para entender melhor, é só o interessado acessar o site: www.blurayonline.com.br, lá tem todas as informações, é um site muito simples e intuitivo. Nós o deixamos o mais simples possível porque o BlurayOnline é para uma mãe ou uma avó da noiva poder acessar o evento sem ter nenhuma complicação para navegar.

 PLN: Cerca de quantas pessoas já utilizaram o BlurayOnline?

Alex: Hoje nós temos cadastrados no Brasil inteiro, até daqui de Lagarto também.

 PLN: E como se deu a divulgação deste produto no país inteiro?

Alex Souza: Como é tudo online, eu tenho um colega que é o Pepe Figueroa ele é palestrante e dá workshop de vídeos pelo o Brasil, e eu apresentei o sistema a ele, ele testou gostou e compartilhou na rede social dele, então os donos de produtoras viram a divulgação e através disso estão usando o BlurayOnline.

PLN: Como você se sente sendo o pai de um projeto como esse?

Alex Souza: É uma alegria tão grande, ainda não está do jeito que eu quero, eu quero isso frenético, ainda tem muito pouco cliente, mas eu não vejo a hora disso aqui está congestionado com tanto cliente e com tanta coisa para fazer. A felicidade é muito grande mesmo, e bom lembrar que não estou dizendo aqui que inventei a roda, eu apenas adaptei a mídia porque vi essa necessidade para nós produtoras e principalmente a necessidade do cliente final.

PLN: Quando você fala produtora?

Alex Souza: São as empresas que produzem os vídeos e cliente final são os clientes das produtoras.

PLN: Qual foi a reação do primeiro cliente do BlurayOnline?

Alex Souza: É incrível quando eu explico a logística do BlurayOnline para os donos de produtoras, eles acham incrível e até me dizem que é bom demais para ser verdade, eles acabam se espantando. Mas ainda existe um empecilho de que o cliente final ainda não está sabendo disso, então estou trabalhando para chegar até o cliente final e todo mundo que eu explico esse sistema ficam admirados, todo mundo bate palmas. Mas eu vou ter que quebrar essa barreira com o cliente final, porque não adianta ter uma mídia extraordinária se o cliente final não conhece os benefícios. Pois o BlurayOnline possibilita a várias pessoas assistirem o evento de um modo bem prático e muito seguro, acredito que quando o cliente final contrata uma produtora para registrar seu casamento por exemplo não quer que o seu evento fique guardado no armário, quer que ele seja visto por familiares,  amigos e convidados.

PLN: É uma forma de economizar com um produto de boa qualidade que sairia caro se fosse feito de outra maneira.

Alex Souza: Exatamente, ao invés dela mandar fazer 10 cópias do evento, manda fazer apenas uma e compartilha um link e a senha. Resumindo: O BlurayOnline é o mesmo que um site, mais o conteúdo são os vídeos do evento.

PLN: Como pessoa e/ou como profissional, qual é a sua maior alegria?

Alex Souza: Como pessoa a minha maior alegria é ver minha família e meus amigos bem. Como profissional, é o cliente me contratar pagar o justo, receber elogios das minhas prestações de serviços e ser indicado.

PLN:E qual a sua tristeza?

Alex Souza: É ver as outras pessoas se lamentando, ver pessoas reclamando, falando mal de tudo e de todos achando que o culpado é todo o mundo e não ver seus próprios erros, essa é minha maior tristeza.

PLN: Apesar de ser contratado vocês têm de ter uma certa autonomia.

Alex Souza: Exatamente. E às vezes vem cliente me contratar querendo que eu faça um trabalho no estilo desse ou daquele outro profissional, eu respondo logo:’ O meu jeito é esse, se você quer o estilo daquele profissional, contrate essa pessoa’. Eu sou muito claro com os meus clientes.

PLN: Algum cliente já reclamou do seu trabalho?

Alex: Que eu saiba não, mas se tiver que ele deixe ai nos comentários da matéria.

PLN: Como é o Alex Souza com os amigos?

Alex: É positividade pura, é só colocando os amigos para cima, só palavra de motivação.

PLN: Podemos dizer que com você não tem tempo ruim?

Alex: Para mim só quem tem tempo ruim, é quem coloca expectativas demais nos outros, e eu não coloco expectativa nos outros, eu coloco em mim.

PLN: Você busca fazer aquilo que te deixa feliz.

Alex: Isso, eu procuro a cada dia que passa ser feliz no agora, no estado em que estou e não ficar reclamando de governo e de crise.

PLN: Agora que você falou em crise, o que você espera pro futuro do país?

Alex: Dificuldade sempre existiu e sempre vai existir, sempre! No tempo de Cristo já existia pessoas boas e pessoas ruins, então cabe a você fazer a sua diferença.

PLN: Você é um exemplo.

Alex: Sim, eu busquei me reinventar dentro do meu setor e pode anotar ai: O Brasil todo estará usando o meu sistema. A minha meta é ver o Brasil comentando e consumindo meu produto, e comentando bem do meu sistema BlurayOnline. A mídia BlurayOnline vai ser algo obrigatório nas reproduções em vídeos de evento social.

PLN: Qual a mensagem que o empreendedor, pai de família e fotógrafo Alex Souza quer deixar para o povo de Lagarto?

Alex: Nasci e me criei aqui em Lagarto e digo que: Vou me enterrar aqui nessa terra porque eu amo muito Lagarto.

A mensagem que eu deixo para todos é que a gente deixe de reclamar e seja exemplo. Não adianta eu pintar a cara ir para as ruas exigir que nossos governantes sejam justos se as maiorias das injustiças saem de nós mesmo. Então é isso que eu deixo, ao invés da gente ficar criticando, vamos dar exemplo para depois ir cobrar, vamos primeiro ser honestos para depois podermos cobrar honestidade, porque nós vivemos num mundo de barganha, e de opiniões que se refere só a interesses próprios.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070

Endereço

Praça Dr. Filomeno Hora, 10
1º Andar – Sala 04
Anexo à Sorveteria Friberg
CEP: 49400-000 Lagarto/SE
redacao@lagartonoticias.com.br