- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Ipesaúde realiza reunião em Lagarto e servidores desconfiam das promessas
21 de maio de 2016 - 05:30, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Na manhã da última sexta-feira (20), o Ipesaúde realizou uma reunião com os beneficiários do plano de saúde estatal de Lagarto e região centro sul. A ação, que aconteceu no auditório do Colégio Polivalente, foi resultado de um abaixo assinado entregue ao presidente autarquia em 2015, que apresentou as demandas da região centro-sul.
Segundo Hermógenes Andrade, um dos organizadores do abaixo assinado que reuniu 1.664 assinaturas, os beneficiários do Ipesaúde Lagarto estavam sem médicos e precisavam se deslocar para Itabaiana e/ou Aracaju para realizar as consultas e exames necessários pelo plano. Além disso, ele lembrou que a sede do Ipesaúde no município estava sucateada, ao ponto dele achar que seria fechada por ver a clínica odontológica lacrada.
Ao ser indagado pelo Portal Lagarto Notícias sobre a situação dos beneficiários de Lagarto e região centro-sul, o assessor de imprensa do Ipesaúde afirmou que a instituição estava passando por uma desestruturação ao longo dos anos e que a partir de agosto, quando o novo presidente recebeu o abaixo assinado, resolveu fazer um estudo para reestruturar as unidades do Ipesaúde no interior.
“E como Lagarto é um polo prioritário, ele [o presidente do Ipesaúde] veio justamente apresentar a nova reestruturação para gerar autossuficiência em consultas, em exames, presença de médicos em favor dos benefiários da região”, destacou o assessor do Ipesaúde, Hugo Sidney.
Nova estrutura
Ao fazer uso da palavra, o diretor presidente do Ipesaúde, Cristian Oliveira, informou que a autarquia está passando por um processo de extinção da marcação de consultas através de fichas de papel e que tudo poderá ser feito através de um aplicativo chamado de Ipês Conecta.
Oliveira também informou que todas as sedes do Ipesaúde no interior sergipano terão as mesmas características, mas frisou que a sede do município de Lagarto – localizada próximo ao Gbarbosa – passará por uma avaliação que irá definir os rumos desta. Enquanto isso, a nova sede da Autarquia em terras papa-jaca deverá funcionar num prédio maior e com a estrutura adequada, situado na Avenida Contorno próximo a DTTU.
Ainda em Lagarto, Cristian Oliveira disse que na nova sede, os usuários do plano de saúde estatal poderão realizar a marcação de consultas, perícias documentais, cadastramentos entre outros, sem precisar se deslocar para a capital sergipana.
“Todas as sedes regionais do Ipesaúde serão iguais em suas estruturas e serão responsáveis pelos mesmos serviços”, destacou Cristian Oliveira.
Desconfiança
Apesar de Cristian Oliveira ter dito que tudo que foi explanado não era promessa, alguns beneficiários se mostraram contentes, mas com um certo receio.
“É tudo muito bonita, é muita promessa porque já fomos até eles, e eles nos prometeram e até agora nada. Então a gente espera que tudo que foi mostrado, realmente seja cumprido. Eu não perco a esperança”, disse a professora aposentada Maria do Carmo (64)
Já a professora aposentada Neuza Cruz (66) demonstrou total descrença em relação a série de medidas anunciadas. “Antes de tudo faltou divulgação, aqui deveria ter mais pessoas. Tudo isso que foi anunciado não é para tão cedo. Se tudo o que ele disse sair, bom! Mas eu não acredito em mais nada”, falou a usuária do Ipesaúde.