- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Ano letivo inicia nesta terça em Lagarto
17 de maio de 2016 - 00:45, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Após o anúncio do retorno das aulas da rede municipal nesta terça-feira (17), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Lagarto (Sintese) informou que, na próxima quarta-feira (25), os professores e a sociedade civil realizarão uma marcha até o Ministério Público Estadual, e lá protocolarão um pedido de mandado de segurança contra a Prefeitura Municipal de Lagarto.
“Esperamos com esse pedido, que o Ministério Público possa forçar o prefeito a garantir o salário dos professores porque isso representa o descumprimento de uma lei básica, que é o salário. Através da ação, mostraremos que os recursos entram basicamente todos os meses, com isso, pediremos que ele [MP/SE] busque uma medida mais dura em relação a essa questão e não aceite que os professores trabalhem 60 e recebam 30. Então é uma busca na qual pediremos ao Ministério Público uma ação mais incisiva sobre este caso”, justificou o presidente do Sintese de Lagarto, Nazon Barbosa.
Ainda de acordo com Nazon Barbosa, no dia 25 haverá uma paralisação geral na rede municipal de ensino para que os professores possam participar da Marcha Municipal pela Educação, juntamente, com membros da sociedade civil. Ele ainda argumentou que a ação é fruto do desespero dos professores que não estão recebendo os seus vencimentos em dia e sobre o parcelamento proposto pelo executivo municipal, Nazon classificou como um absurdo.
Em nota divulgada nas redes sociais, o Sintese informou que a classe está com os salários atrasados desde 2013 e sem receber os vencimentos referentes ao mês de abril e o terço ferial. Além disso, informa que o prefeito Lila Fraga ficou de analisar a proposta feita pela categoria.
Confira a nota na íntegra:
“SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS,
Nós, professores da rede pública municipal, decidimos em assembleia iniciarmos o ano letivo 2016 amanhã, 17 de maio.
Estamos com os nossos salários congelados desde 2013, não recebemos em dia, estamos sem receber o mês de abril e o terço ferial. Lançamos uma proposta de pagamento para o prefeito que ficou de analisar.
Comunicamos ainda que teremos uma marcha até o Ministério Público, em Lagarto, dia 25 de maio, dando continuidade à nossa luta. Contamos com a presença de todos os pais e alunos a fim de que nos ajude e assim possamos evitar uma nova greve. Neste dia não haverá aula, será paralisação geral nas escolas municipais.
Pais, alunos e professores, juntos por uma educação pública de qualidade.
SINTESE. SOMOS MUITOS, SOMOS FORTES!”
Como não conseguimos entrar em contato com o Prefeito de Lagarto, a redação do Portal Lagarto Notícias se coloca à disposição do gestor para demais esclarecimentos.