- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Lagarto: HRL atende cerca de 20 mil pacientes em 2016
12 de maio de 2016 - 08:47, por Marcos Peris
Perto de completar seis anos em funcionamento, no próximo mês de julho, o Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, vem se constituindo como um elo importante para a rede estadual de urgência e emergência hospitalar de Sergipe. Diariamente, a unidade, gerenciada pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e que está em processo de federalização para se tornar hospital universitário, garante atendimento a milhares de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), não apenas dos municípios da Região Centro-Sul de Sergipe, mas também de vários que integram outras microrregiões, além de cidades baianas que fazem divisa com o estado.
Primeiro hospital regional da rede a disponibilizar leitos de terapia intensiva, num total de 10, o HRL já atendeu, somente nos primeiros quatro meses deste ano, quase 20 mil cidadãos. Deste total, Lagarto (sede e povoados), aparece com cerca 15.500 usuários assistidos, ou seja, 79,3%% do total, sendo o município que mais encaminhou pacientes à unidade hospitalar. Em seguida, vêm as cidades de Simão Dias e Salgado, também no Centro-sul sergipano, com respectivamente 466 (2,3%) e 351 (1,8%) usuários do SUS atendidos.
Depois de Lagarto, Simão Dias e Salgado, o quarto município beneficiado pelos serviços ofertados pela unidade foi São Domingos, que integra a microrregião Agreste de Saúde, com 262 (1,3%) pacientes atendidos somente nos quatro primeiros meses deste ano. Em seguida estão Tobias Barreto, no Centro-Sul, com 141 (0,7%) usuários assistidos; Campo do Brito, no Agreste, com 122 (0,6%); e Riachão do Dantas, com 107 (0,5%). Itabaiana (Agreste) e Boquim (Sul) encaminharam no período, respectivamente, 87 e 69 pacientes, enquanto de Paripiranga, na Bahia, foram assistidos 25 usuários do SUS.
Para o superintendente do HRL, Oldegar Alves Junior, a unidade, desde a sua fundação, tem cumprido o papel para o qual foi concebida pela Reforma Sanitária e Gerencial do SUS, implementada a partir de 2007 pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). “Ao longo dos últimos anos, o hospital tem sido vital para rede, na oferta de serviços de urgência e emergência, e com um dos melhores índices de resolutividade entre as demais unidades hospitalares estaduais. E isso, certamente, fortalece a política de regionalização e a interiorização do acesso aos serviços de urgência e emergência em Sergipe, em especial para o Centro-Sul, Agreste e Sul de Sergipe”, ressalta.
Outros números
O HRL, que oferta serviços de saúde principalmente nas áreas de clínica geral, ortopedia, pediatria e cirurgias geral e ortopédica, apenas no primeiro quadrimestre deste ano já realizou pouco mais de 66 mil procedimentos de urgência e emergência, entre consultas especializadas, administração de medicamentos, atendimentos de enfermagem em geral e tratamentos clínicos de traumas ortopédicos, entre outros. Este número foi 9,3% superior ao registrado no primeiro quadrimestre de 2015, quando foram realizados quase 61 mil procedimentos.
Nos primeiros quatro meses deste ano, o HRL também realizou pouco mais de 56 mil exames, entre laboratoriais clínicos e diagnósticos por imagem, como radiologias, ultrassonografias e tomografias, um aumento de 3,9% em comparação ao mesmo período do ano passado. Somente os laboratoriais clínicos somam, até agora, 48 mil, e os radiológicos, 6.110. Em 2016, a unidade também já ofertou 1.105 novas internações e realizou em torno de 360 cirurgias, das quais 266 somente em ortopedia.