- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Lagarto: Secretário da Educação visita escolas estaduais com Jerônimo Reis
12 de abril de 2016 - 09:11, por Marcos Peris
O secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, cumpriu uma agenda de visitas às escolas da Regional de Educação de Lagarto (DRE´2), nesta terça-feira, 12. Desde o início da manhã ele percorreu várias unidades – num total de seis – e encaminhou soluções.
Uma das providências tomada in loco pelo Executivo da Educação foi a solicitação de que uma equipe de engenharia e arquitetura da Seed retorne às escolas para iniciar projetos de melhoria da infraestrutura e modernização das unidades visitadas.
O Colégio Estadual Luiz Alves de Oliveira, sediado na Colônia 13, (745 alunos matriculados -SIGA/ 2015) foi o primeiro a receber o secretário, acompanhado do diretor do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (DASE) Fábio Leite, do coordenador de Informática (Codin) Everton Siqueira, do engenheiro Carlos Melo, da chefe de gabinete Anne Oliveira, do diretor da DRE´2 Marcelo Mesquita, técnicos da diretoria e lideres políticos locais, a exemplo do ex-prefeito de Lagarto, Jerônimo Reis.
Das providências a serem tomadas de imediato para a melhoria da infraestrutura do Colégio Luiz Alves constam a reestruturação da biblioteca, a organização do laboratório de informática, a expansão da rede de internet wi-fi e verificação das instalações elétricas para instalação do sistema de ar condicionado, além da possibilidade de construção do muro com grandes no entorno da escola, esse último, um pedido realizado pela direção escolar.
“É de suma importância à visita do secretário. Acredito que ele verificar in loco o que há de necessidade é um marco inédito para a escola. Precisamos muito da escola revitalizada”, afirmou a diretora, Iara Fontes Nascimento.
Índice do IDEB
O secretário explicou que por muitos anos as escolas de Lagarto não receberam grandes intervenções, em que se refere à manutenção, com exceção do Colégio Abelardo Romero, que passou por reforma recentemente.
Ele ressaltou que desde 2015 um conjunto de novas rotinas foram tomadas pela gestão governamental, não apenas para realizar visitas de monitoramento pedagógico, mas também com a preocupação do aperfeiçoamento da qualidade do ensino, que perpassa pela infraestrutura e manutenção.
“Quero fazer um destaque: a escola Luiz Alves é uma das que teve maior índice do IDEB de Sergipe, ou seja, a família que matricula aqui sabe que está numa escola de qualidade de ensino acima da média. Isso se deve ao zelo da equipe e nós queremos fazer esse acompanhamento. Que essa qualidade cresça cada vez mais, e que o que há de bom, seja levado para outras escolas”, afirmou o secretário, ao conceder entrevista a uma rádio local, sobre as visitas que estava fazendo naquele momento.
Carvalho disse ainda que em algumas escolas há necessidades de intervenções maiores a serem tomadas, mas explicou ser no serviço público diferente do serviço privado, porque há leis que exercem uma série de controles e formalidades a ser cumpridas.
Mais providências
O Colégio Estadual Monsenhor Juarez Santos Prata, no povoado Sobrado, foi a segunda escola a ser visitada. Com 202 alunos matriculados (SIGA/ 2015), a escola inicia o ano letivo no dia 18 de maio, já contando com mais de 90% dos alunos matriculados para 2016 no sistema on line.
Nos próximos dias a equipe de Engenharia da Seed retornará à escola para verificar as possibilidades de expansão da área construída, com implantação de laboratório de informática e quadra esportiva, já que há área para construção, além de projetar a troca dos bebedouros individuais por bebedouros coletivos escolares. Também serão articuladas as instalações de caixas d´água para reserva de água tratada.
Na Escola Estadual Monsenhor Marinho, com 175 alunos matriculados (SIGA, 2015), a principal reivindicação da diretora Ângela Cristina Andrade foi à necessidade de ampliação total da escola, já que é referência no ensino fundamental do 1º ao 5º ano e só possui três salas.
“É importante à visita do secretário, porque, como ele é educador, percebeu nossa necessidade sem precisar até dizermos muita coisa. Esperamos que essa visita seja um pontapé inicial para a ampliação”, afirmou Ângela Andrade.
Sistema wi-fi aberto
No Colégio Estadual Silvio Romero, maior escola de Lagarto em número de matriculados (1.179 alunos, SIGA, 2015), o secretário Carvalho percorreu as salas e laboratórios e verificou que há necessidade de modernização das instalações.
Na unidade escolar, bem como outras escolas de Lagarto, há problemas na parte elétrica. Também será providenciada a ida do setor competente para verificar a carga elétrica e possibilidade de instalação de sistema de ar condicionado.
Uma outra providência tomada foi a expansão do sistema aberto de wi-fi para toda a escola, que deverá acontecer já nos próximos dias.
Ainda no Silvio Romero, o secretário Jorge Carvalho conversou com alunos da UFS em visita a escola, dentro de um programa de relação da instituição federal com a comunidade.
Melhoria da Rede elétrica
A Escola Estadual Dom Mário Rino Sivieri (1045 alunos matriculados, SIGA/ 2015) também receberá a equipe de engenharia e arquitetura. A principal demanda apresentada é o fechamento da quadra esportiva e recuperação da arquibancada, além da revisão geral da parte elétrica e modernização dos sanitários.
Na ultima escola a ser visitada, a Senadora Maria do Carmo Alves, no povoado Jenipapo (334 alunos matriculados, SIGA/ 2015), a rede elétrica também passará por melhorias, com o intuito de que possa receber computadores mais modernos. O telhado, a quadra esportiva e o murro da escola também deverão passar por reparos, além da retirada do entulho da quadra esportiva.
“É uma visita que consideramos bastante positiva. É o que precisamos: ser acompanhado de perto”, avaliou o diretor José Anselmo da Paixão.