Lagarto: Bica do Urubu é alvo de desmatamento e poluição

5 de abril de 2016 - 04:03, por Alexandre Fontes

Cinform

A popular Bica do Povoado Urubu Grande está sendo alvo de desmatamento e poluição. A denúncia já chegou ao conhecimento do Ministério Público Estadual e da Prefeitura, que fizeram uma visita ao local na última sexta-feira, 1º de abril, para avaliar os impactos causados.

Além de extrair madeira, muitas pessoas utilizam o local para lavagem de roupas e banho, o que resulta em diversos materiais descartáveis espalhados pela área. De acordo com a Prefeitura, um relatório deve ser enviado ao Ministério Público até a última segunda-feira, 4, para que as pessoas envolvidas identificadas sejam notificadas.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural explica que, nesse caso, o principal risco é de dano à fonte, que pode estar contaminada com produtos químicos. Outro risco é o prejuízo à mata ciliar, que já apresenta indícios claros de que boa parte a vegetação foi devastada.

DESVASTAÇÃO

“Ofereci uma denúncia ao Ministério Público, na Promotoria do Meio Ambiente, mostrando que a bica, que é uma reserva com diversas fontes, está sendo degredada. As pessoas estão abrindo clareiras e deixando retalhos de pano, garrafas pet e um monte de lixo”, afirma o líder comunitário Clóvis José de Souza, do Povoado Brasília.

O diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural da Secretaria, Adelino Barbosa Teixeira Filho, informa que a visita da última sexta teve o intuito de realizar uma limpeza na área. “Já tomamos conhecimento da situação e estamos oferecendo à Promotoria os recursos necessários para que se recupere o que foi danificado e se previna outros danos”, informa.

“Já encaminhamos expediente à Secretaria e à Prefeitura, para que o local, que é uma área de propriedade privada, seja fiscalizado e para que se possa dirimir as irregularidades”, resume o analista da 1ª Promotoria de Justiça Cível da Comarca de Lagarto, Lucas Andrade.

Imagem do local

Imagem do local

Imagem do local

Imagem do local

Imagem do local

Imagem do local

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070

Endereço

Praça Dr. Filomeno Hora, 10
1º Andar – Sala 04
Anexo à Sorveteria Friberg
CEP: 49400-000 Lagarto/SE
redacao@lagartonoticias.com.br