- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Um Século de Moda – 1910 (Chambre Syndicale de la couture parisienne)
1 de abril de 2016 - 09:31, por Marcos Peris
Esse ano foi marcado pela criação da Câmara Sindical de Costura Parisiense. O costureiro inglês Charles Frederick Worth fundou sua maison, ou seja, casa de costura em meados do século 19 na maravilhosa Paris na parceria com o sueco Gustave Bobergh, na rue de la paix número 7, com a proposta de fundamentos como assinar suas roupas, impondo seu gosto de modo muito sofisticado, onde lançou coleções divididas por estações, como primavera-verão e outono-inverno.
Daí em 1968, associou-se ao sindicato das confecções e em 1895 morreu sendo considerado o pai da alta costura. Em 1910, o Sindicato das confecções se separou do Sindicato da Costura e foi criado um órgão para defender o setor chamado Chambre Syndicale de la Couture (Câmara Sindical da Costura Parisiense), que produzia roupas elaboradas, refinadas e artesanais, e essas roupas receberam o nome de Haute Couture (alta-costura, em francês). A clientela privilegiada economicamente falando, e de prestígio social era perfeitamente atendida com peças criativas, sob medida e de alto valor agregado produzido por um artesanato de luxo.
Hoje, a Câmara Sindical da Costura Parisiense está integrada à Federação da Costura, do Prêt-à-Porter dos costureiros e dos criadores de moda.