- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
HRL já atendeu este ano quase 10 mil pacientes e realizou 30 mil procedimentos este ano
9 de março de 2016 - 15:28, por Alexandre Fontes
Por Tito Lívio de Santana
Responsável por garantir cobertura assistencial a cerca de 250 mil habitantes do Centro-Sul sergipano, o Hospital Regional de Lagarto (HRL) tem sido fundamental para o atendimento a pacientes procedentes de municípios desta e de outras regiões de Estado, além de cidades da Bahia que fazem divisa com Sergipe, como Paripiranga, Adustina, Fátima e Nova Soure. De acordo com o balanço bimestral da unidade, este ano o HRL já atendeu até agora a quase 10 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o que representa um aumento de 10,8% em relação aos dois primeiros meses de 2015, quando foram assistidos 8.942 pacientes.
Da mesma forma, o levantamento revela acréscimo de 11,8% no número de procedimentos de urgência e emergência realizados pelo hospital. Em janeiro e fevereiro deste ano, esses procedimentos – entre consultas especializadas em pediatria, ortopedia, tratamentos clínicos de traumas ortopédicos e atendimentos de enfermagem em geral, como administração de medicamentos e aferição de sinais vitais na Classificação de Risco – totalizaram quase 30 mil, enquanto no mesmo período de 2015 somaram pouco mais de 26 mil.
Para o superintendente Hospital Regional de Lagarto, Oldegar Alves Júnior, o número cada vez maior de pacientes de vários municípios que o HRL recebe diariamente e outros indicadores demonstram a importância que a unidade atualmente tem para o SUS. “São pacientes que, se não fosse a existência do HRL, naturalmente teriam que se deslocar para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), em Aracaju. Isso prova o significado que o HRL possui hoje, não apenas para o Centro-Sul do Estado, mas também para toda a rede estadual de urgência e emergência hospitalar e para municípios circunvizinhos da Bahia”, afirma.
Outros números
No primeiro bimestre deste ano, o Hospital Regional de Lagarto ainda ofertou à população usuária do SUS mais de 28 mil exames complementares, entre laboratoriais clínicos e por imagem, como radiologias e ultrassonografias, representando um incremento em torno de 8,2% se comparado aos dois primeiros meses de 2015, quando foram realizados 26 mil. Apenas os laboratoriais somaram pouco mais de 24 mil em janeiro e fevereiro deste ano, enquanto os radiológicos chegam a quase 2.800.
Referência em ortopedia para a região Centro-Sul, o HRL já realizou este ano quase 150 cirurgias apenas nessa especialidade e ofertou perto de 550 novas internações aos usuários do SUS.
Dos 12 municípios que mais encaminharam pacientes à unidade hospitalar, em torno de 80% (7.997) foram procedentes de Lagarto – sede e municípios. Simão Dias, depois de Lagarto, foi o segundo a demandar mais usuários SUS para o HRL, com 206 pacientes assistidos até fevereiro, o equivalente a 2% do total de pacientes atendidos na unidade nos dois primeiros meses de 2016. São Domingos, na região Agreste, aparece como o terceiro a encaminhar mais pacientes ao Hospital Regional, totalizando até agora 187, ou seja 1,8% do total de assistidos nos dois primeiros meses deste ano.