- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Hospital Regional de Lagarto registra uma das menores taxas de transferência desde 2010
1 de março de 2016 - 10:05, por Marcos Peris
O Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, na região Centro-Sul de Sergipe, fortalece mensalmente ainda mais seu papel na rede estadual de urgência e emergência hospitalar. Os indicadores e os números da unidade comprovam a importância do HRL para o acesso aos serviços de urgência e emergência em Sergipe. Em janeiro deste ano, o HRL registrou uma de suas menores taxas de transferência externa desde que começou a funcionar, em julho de 2010.
De acordo com os relatórios de produção da unidade, em janeiro de 2016 a taxa de transferência foi de 0,34% em relação ao total de pacientes atendidos no hospital. Esta foi a segunda menor taxa de transferência já registrada na unidade, desde fevereiro de do ano passado, quando a mesma atingiu 0,32%.
“Isso significa dizer que, dos 4.974 pacientes assistidos no mês passado, apenas 17 precisaram ser transferidos, principalmente para o Huse (Hospital de Urgências de Sergipe), devido ao seu grau de complexidade ou mesmo para se submeter a um exame mais especializado”, explica o superintendente do HRL, Oldegar Alves Júnior.
Para o superintendente Oldegar Alves Júnior, os resultados mensais e anuais do HRL demonstram que o hospital se consolidou como uma das principais unidades da rede estadual de urgência e emergência e, consequentemente, de acesso aos serviços hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe.
“São números que atestam que os processos estão sendo otimizados e o nível de resolutividade aumentou na medida em que a maioria dos usuários do SUS que buscam os serviços da unidade tem seu problema de saúde resolvido aqui mesmo, sem precisar se deslocar para a capital, como ocorria antes da existência do HRL”, ressaltou.
Outros números
Durante todo o ano de 2015, o Hospital Regional de Lagarto assistiu quase 57 mil pacientes e realizou mais de 171 mil procedimentos de urgência, entre consultas especializadas em pediatria, ortopedia, tratamentos clínicos de traumas ortopédicos e atendimentos de enfermagem em geral, como administração de medicamentos e aferição de sinais vitais na Classificação de Risco.
No mesmo período, o HRL realizou quase 154 mil exames complementares, dos quais 129.307 mil laboratoriais clínicos, além de 19.035 exames radiológicos e 3.502 novas internações. Em 2015, também foram realizadas 1.106 cirurgias – a maioria delas (859) ortopédicas.
Perfil e serviços
Com perfil de média e alta complexidade, o Hospital Regional de Lagarto, que passa por processo de federalização para se transformar em hospital universitário, presta atendimento em cirurgia geral e ortopédica, pediatria, clínica médica, terapia intensiva, ultrassonografia, ortopedia, infectologia e nefrologia. O HRL foi o primeiro hospital da rede estadual no interior a dispor do Serviço de Hemodiálise Intra-hospitalar, destinado a atender pacientes com quatro de insuficiência renal internados na unidade. Também integram o quadro do HRL profissionais de quatro áreas não-médicas, que integram a chamada Equipe Multidisciplinar: assistente social, fisioterapeuta, farmacêutico e nutricionista.
Além de contar com a primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do interior do Estado, com dez leitos e dois de isolamento, o Hospital Regional de Lagarto é responsável por garantir cobertura assistencial a aproximadamente 250 mil habitantes dos seis municípios que integram a microrregião Centro-Sul de Saúde: Lagarto, Salgado, Simão Dias, Poço Verde, Riachão do Dantas e Tobias Barreto. Além destes, o HRL também atende a usuários do SUS de outras microrregiões de Saúde de Sergipe, como São Domingos, Campo do Brito e Itabaiana, no Agreste, e Estância e Boquim (Sul), além de pacientes advindos de municípios baianos como Paripiranga, Fátima, Adustina, Nova Soure e Cícero Dantas.
HRL atende 507 pacientes no último final de semana
O Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), de acordo com os registros do Sistema Integrado de Informatização do Ambiente Hospitalar (Hospub) do Ministério da Saúde (MS), entre a sexta-feira (26) e o domingo (28), atendeu 507 pacientes, entre casos clínicos, cirúrgicos, pediátricos e ortopédicos.
Deste total, 28 foram de vítimas de acidentes de trânsito. Entretanto, número de envolvidos em acidentes motociclísticos (23) representou 82,1% do total de vítimas de trânsito assistidas no último final de semana pela unidade, que atendeu ainda três por acidentes automobilísticos e mais duas que sofreram atropelamentos.
Entre a sexta-feira e o domingo, o Hospital de Lagarto atendeu outras 18 pessoas que sofreram algum tipo de queda, como da própria altura, de telhados e de escadas. O HRL ainda assistiu uma vítima de ferimentos por arma branca e uma por arma de fogo.
Foram registrados ainda três casos de intoxicação, enquanto outros três usuários do SUS foram assistidos na unidade com algum tipo de trauma. Duas pessoas deram entrada no HRL vítimas de agressão física e quatro sofreram mordidas de cães.