- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Maternidade Zacarias Júnior fechará as portas a partir de terça
19 de fevereiro de 2016 - 13:30, por Alexandre Fontes
Por Tanuza Oliveira
A próxima segunda-feira, dia 22, pode ser o último dia de funcionamento da Maternidade Zacarias Júnior, em Lagarto. Como o Portal Lagarto Notícias mostrou há algumas semanas, o local passa por sérias dificuldades, agravadas pela crise financeira.
Segundo informações da própria Maternidade, atrasos nos repasses à instituição têm ocorrido desde outubro do ano passado. E, desde dezembro, eles não têm ocorrido. Ou seja, o local está há três meses sem receber as verbas.
Os recursos são federais e estaduais, mas é o município quem os repassa e quem contrata e paga os servidores. E, segundo Edivanilson Rodrigues, diretor presidente da Maternidade, para além desses atrasos, também tem havido cortes na quantia.
Diante disso, a decisão é de fechar a Maternidade. “Os funcionários resolveram paralisar mantendo os 30% no quadro de pessoal, mas com essa quantidade fica impossível manter os internamentos, então, iremos fechar”, afirma Edivanilson.
As portas serão fechadas na terça, dia 23, quando os pacientes devem ser encaminhados a outras unidades.
Na época da matéria, questionada pelo Portal, a secretária de saúde de Lagarto, Tânia Cristina Prado Correia Figueiredo, admitiu que há, sim, demora no repasse por parte do Estado.
Na Secretaria de Estado, a informação foi outra. Segundo Alberto Jorge Figueiredo, assessor da pasta, os repasses estavam em dia. “Não há qualquer atraso por parte do Estado. O que pode haver é a Cooperativa não estar repassando os valores”, supôs Alberto Jorge.
Segundo ele, o contrato da Secretaria de Estado da Saúde é diretamente com a Cooperativa, e é ela quem faz o repasse para os médicos. A categoria é uma das mais prejudicadas, sem salário desde dezembro.
Na sexta, por exemplo, não havia obstetra na unidade. “A desassistência aos pacientes é o que mais preocupa”, lamenta Edivanilson. Principalmente em tempos de zika, Chikungunya, dengue, microcefalia, etc.
O Portal Lagarto Notícias recebeu as informações em primeira mão, mas, no decorrer da próxima semana, ele pretende fazer um comunicado oficial para os veículos de comunicação da cidade.