- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Guarda Municipal reclama falta de comprometimento por parte da Prefeitura de Aracaju
17 de fevereiro de 2016 - 12:03, por Marcos Peris
Por Tanuza Oliveira
O Portal Lagarto Notícias recebeu informações de que assaltos constantes têm ocorrido aos guardas municipais de Aracaju. Os crimes, inclusive, teriam resultado em três armas roubadas e, consequentemente, utilizadas em outros delitos. Além das armas, bandidos também teriam levado um notebook.
O presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de Aracaju (Siga), Ricardo Silva, garante que essas ações não fazem mais parte da realidade da Guarda, mas admite que a falta de infraestrutura propicia e muito a investida dos bandidos.
“Há muito tempo não sofremos esse tipo de ação, pois estamos sempre atentos a tudo, mas os marginais tentam sim”, afirma. Para ele, as investidas dos criminosos se dá em virtude da precariedade da estrutura da instituição.
“Muitas vezes, ficamos sozinhos nos postos, ou com apenas um guarda armado. Isso, em locais perigosos como o Santa Maria, por exemplo, é muito perigoso para nós”, reconhece Ricardo. Além disso, ele aponta outros problemas, como o número insuficiente de armas e também a utilização de armamento defasado.
“Estamos sujeitos a essas investidas dos bandidos, mas a precariedade facilita”, atesta. “Temos tido cada vez mais representatividade e respeito por parte da sociedade, mas a queixa é que a estrutura da Guarda Municipal de Aracaju não acompanha nossa evolução”, acrescenta o presidente.
Diante desse cenário, ele garante que falta comprometimento. “Tanto por parte da Prefeitura de Aracaju quanto de outras administrações. Nossa carga horária é bastante extensa e somos prejudicados por isso”, argumenta.
A equipe entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, que sugeriu que a reportagem procurasse o Coronel Enilson, mas sem sucesso.