- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Com Hiddink, Diego Costa dobra gols que fez com Mourinho e em bem menos tempo
17 de fevereiro de 2016 - 10:33, por Marcos Peris
A fase virou para o Chelsea e, principalmente, para Diego Costa. E ao que tudo indica, José Mourinho, ex-treinador da equipe, era quem atravancava a boa fase da equipe e do artilheiro. Com o gol marcado no atropelo por 5 a 1 sobre o Newcastle, no último sábado, o centroavante chegou a 12 gols na temporada 2015/2016 e simboliza a transformação dos Blues sob o comando de Guus Hiddink.
Com o português, o camisa 19 fez apenas quatro gols em 24 partidas. Já com o holandês, o desempenho do brasileiro naturalizado espanhol disparou. Em 11 apresentações, foram oito tentos anotados, ou seja, em menos da metade dos jogos com o novo técnico, o atacante já fez o dobro de gols que havia feito com o antigo comandante.
A média mostra bem a evolução de Diego Costa com Hiddink. Com Mourinho, ele registrava apenas 0,16 gol por duelo; com o novo chefe, ela sobe bastante: 0,72 gol por partida.
O desempenho com o holandês é tão bom que supera até o da temporada passada, quando o Chelsea sagrou-se campeão do Inglês. Em 2014/2015, o jogador registrou, no total, 0,56 gol jogo – foram 22 em 37 apresentações.
Outro número que chama a atenção é em relação às assistências do camisa 19. Com Mourinho, foram apenas quatro nos 24 jogos disputados, enquanto que com Hiddink, o número é o mesmo, mas foi alcançado em menos da metade dos jogos (11).
Símbolo da recuperação do time londrino, Diego Costa chegou a ser apontado como um dos responsáveis pela saída do português. Especula-se que os principais jogadores do elenco já não queriam a permanência de Mourinho no comando.
A conturbada relação dos atletas – principalmente Diego Costa – com o ex-técnico pôde ser observada no clássico contra o Tottenham, em 19 de novembro do ano passado. Irritado com o desempenho do centroavante nas partidas anteriores, o técnico o mandou para o aquecimento, fez as três alterações, mas não o colocou em campo. Na volta para o banco, o atleta jogou o colete de reservas em direção ao técnico português.
Mas Hiddink não recuperou apenas o desempenho individual de Diego Costa, ele também o fez no coletivo. Afinal, em 12 jogos com ele, o time está invicto: são seis vitórias e seis empates, que resultam em um aproveitamento de 66,6%. Com Mourinho, em 30 partidas em 2015/2016, foram apenas 41,1% – 10 vitórias, sete empates e 13 derrotas.
Contra o Newcastle, no último domingo, Diego Costa mostrou mais uma vez que está de volta à velha forma. Ele marcou o gol que abriu a goleada e ainda deu um belo passe para o brasileiro William anotar o dele. (ESPN)