- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Confirmado caso de KPC em Hospital Regional de Lagarto
13 de fevereiro de 2016 - 04:53, por Alexandre Fontes
Por Tanuza Oliveira
Há 20 dias, a bactéria Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase, conhecida como KPC, faz parte da rotina do Hospital Regional de Lagarto.
A superintendência do Hospital confirma a presença da KPC, mas salienta que situação está controlada e que alguns pacientes já chegaram a ter alta.
Para a Superintendência, o problema maior é a necessidade de treinamento dos profissionais para com a KPC, que tem se proliferado em quase todas as Unidades de Terapia Intensiva – UTIs – do Estado.
Segundo as informações, ao menos cinco pacientes foram colonizados. Mas isso não significa, necessariamente, que eles estejam infectados.
O primeiro caso registrado na unidade foi há cerca de 20 dias e direcionado ao Hospital de Urgência de Sergipe – Huse –, onde, depois da cultura, foi detectada a presença da KPC.
A Comissão explica que o potencial de proliferação da bactéria é muito alto e que, com a confirmação do primeiro caso, a tendência é que outros se desenvolvam.
A KPC ataca pacientes com quadros de saúde complicados, vítimas de doenças graves ou que estão com suas defesas diminuídas, como pessoas que passaram por cirurgias, portadores de sondas e catéteres, transplantados de órgãos e indivíduos em tratamento quimioterápico e, por isso, tem sido a grande vilã dos hospitais de todo o País.