- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Tobias Barreto: Farmacêutica da Farmácia Popular participa de reunião em Aracaju
20 de janeiro de 2016 - 10:01, por Marcos Peris
Com o objetivo de ampliar metas para 2016, alinhar e padronizar o atendimento nas Farmácias Populares do Estado, a coordenação das Farmácias Populares realizou uma reunião na sede da Escola Técnica do SUS (ETSUS), na Fundação Estadual da Saúde (Funesa) com as farmacêuticas das quatro regionais:
- Estância
- Nossa Senhora da Glória
- Propriá
- Tobias Barreto
“As reuniões acontecem mensalmente com o objetivo de acompanhar o andamento das unidades, discutir os resultados, metas e os casos clínicos dos pacientes”, informou Eulália Victor, coordenadora das Farmácias Populares, programa gerenciado pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), através da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
A coordenadora informa ainda que, das Farmácias Populares existentes em Sergipe, quatro são geridas pela Funesa. Os serviços de cuidados farmacêuticos que são exercidos nas quatro regionais são: Aferição de Parâmetros Clínicos, Atenção Farmacêutica, Dispensação de Medicamentos e Revisão da Farmacoterapia.
Ainda de acordo com Eulália Victor, as quatro Farmácias Populares ofertaram 439.304 medicamentos durante o ano de 2015. Desses, 164.868 foram medicamentos parcialmente subsidiados pelo Governo Federal, vendidos com 90% de desconto, e 274.436 foram entregues gratuitamente, pelo Programa “Saúde Não Tem Preço”, que garante à população o acesso gratuito aos medicamentos indicados para o tratamento de asma, hipertensão e diabetes.
“Desde 2010, quando iniciaram o funcionamento, as unidades facilitam o acesso a 112 medicamentos essenciais, indicados para o tratamento das doenças que mais acometem a população brasileira”, ressalta a coordenadora.
Além da dispensação de medicamentos, as farmácias realizam os serviços de cuidados farmacêuticos, uma iniciativa que atua na prevenção, identificação e resolução de problemas relacionados à farmacoterapia, com o objetivo de identificar os resultados clínicos negativos que podem ocasionar a não eficácia do tratamento e até mesmo o surgimento de efeitos colaterais.
“A maioria dos usuários captados para esse serviço tem dificuldade de adesão ao tratamento porque não compreende a doença que possui, além da importância de seguir o tratamento prescrito. Muitos também têm dificuldade de controlar os parâmetros clínicos porque tomam mais de um medicamento e não conseguem, sozinhos, administrá-los”, justifica a coordenadora Eulália Victor.
Para a farmacêutica Daniela Souza, responsável pela Farmácia Popular de Estância, “esses encontros mensais são importantes para ampliar os conhecimentos junto à coordenação, além do alinhamento dos serviços, do convívio e da troca de ideias com as outras farmacêuticas, para ajustar e padronizar os serviços prestados nas Farmácias Populares do Brasil”.
Para ter acesso aos medicamentos, o usuário deve apresentar a receita médica, que pode ter sido emitida pela rede particular ou pública. Para ajustar e padronizar os serviços prestados nas Farmácias Populares do Brasil, deve apresentar também o CPF e um documento com foto. “O cidadão que desejar ser avaliado pelo nosso serviço de cuidados farmacêuticos deve conversar diretamente com o farmacêutico da unidade”, reforça a coordenadora Eulália.
Onde encontrar uma Unidade da Farmácia Popular gerida pela Funesa:
- Nossa Senhora da Glória – Rua Senador Leite Neto, 93, Centro, fone: (79) 3411-2659/ 2752
- Estância – Rua Doutor Pedro Soares, s/n, Centro, fone: (79) 3522-9647/9547
- Propriá – Rua Dom José Vicente Távora, s/n, Centro, fone: (79) 3322-3097/ 3522
- Tobias Barreto – Rua Abelardo Barreto do Rosário, s/nº Centro, fone: (79) 3541- 2603.
Horário: das 8h, às 18h, de segunda a sexta, e das 8h, às 12h, aos sábados.