- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Lagarto: Professores aprovados no e-Tec participam de capacitação na Seed
16 de janeiro de 2016 - 07:34, por Marcos Peris
Na manhã da última sexta-feira, 15, os professores aprovados nos editais n° 17/2015 e n°19/2015 participaram da reunião sobre os Cursos Técnicos Nível Médio a Distância do e-Tec Brasil. O encontro aconteceu no Auditório Profª Hermínia Caldas, na sede da Secretaria de Estado da Educação (Seed).
No evento, os docentes aprovados no Processo Seletivo Simplificador tiveram a oportunidade de conhecer os aspectos administrativos do programa, a metodologia e o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Além disso, os docentes tiveram conhecimento da agenda de início dos cursos e da documentação necessária como bolsista pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).
De acordo com o técnico do Serviço de Educação Profissional (Sepro), Ronaldo Linhares, essa capacitação é excelente para preparar os professores para acolherem da melhor maneira os alunos. Os docentes ampliam seus conhecimentos tanto no tocante aos processos administrativos, quanto no que se refere ao conteúdo pedagógico do Programa.
saiba mais
- DRE’2 / Lagarto: Divulgado resultado dos docentes aprovados no e-Tec
- DRE’2 / Lagarto: Inscrição no processo seletivo para os polos do e-Tec Brasil encerram nesta sexta
- Seleção: Seed abre inscrições para coordenador, professor e tutor em Lagarto, Simão Dias e Poço Verde
Projeto Pedagógico
O grande destaque do e-Tec no Estado de Sergipe é a tentativa de relacionar a atuação prática em um curso a distância. Além dos encontros presenciais, existe uma preocupação para que os estudantes tenham contato com a realidade prática.
“O destaque do projeto pedagógico do e-Tec é a preocupação de já na primeira unidade o estudante montar grupos de trabalhos colaborativos, visitar o mercado, identificar os problemas no campo de formação deles e preparar soluções e intervenções. Outro elemento fundamental é trabalhar com a resolução criativa de problemas”, explica Linhares.
Os estudantes têm a oportunidade de se relacionar o mais próximo possível com o campo de trabalho de atuação profissional, identificando, assim, a realidade local.
O modelo pedagógico foi pensado a partir da necessidade de desenvolver as competências práticas dos jovens. Para o chefe de serviço do Sepro, Elito Hora, os cursos refletem como mais uma oportunidade oferecida para os estudantes darem continuidade aos estudos com a formação profissionalizante.
Capacitação dos docentes
O programa – por meio do Processo Seletivo Simplificado com editais – aprovou profissionais altamente qualificados. Para a professora pesquisadora, Leila Vieira, o e-Tec é uma iniciativa positiva. “Atuar na EaD é uma oportunidade excelente para todos os profissionais nas diversas áreas. Acredito que seja exatamente esse o caminho para a Educação em Sergipe”, elogia Leila.
Segundo o coordenador do polo do município de Nossa Senhora da Glória, Wagner Cruz, cada vez mais é perceptível que investir na educação é prioridade. “Encaro como mais um desafio de prestar um serviço de qualidade junto aos estudantes para que eles se tornem profissionais gabaritados”, afirma.
“O Programa disponibiliza cursos técnicos, com encontros presenciais, e conta com professores altamente qualificados. É uma iniciativa positiva da Seed, juntamente com o Governo Federal, e que muitos alunos de turmas anteriores seguiram a carreira. O e-Tec proporciona um direcionamento profissional aos jovens. O projeto em si contempla um elenco de oportunidade muito grande e que se encaixa no interesse da comunidade, e vale lembrar que não se restringe somente à capital”, destaca Hora.
O e-Tec Brasil
Os educadores aprovados irão atuar nos polos localizados em Aracaju, Boquim, Lagarto, Poço Verde, Maruim, Ribeirópolis, Carmópolis, Japaratuba, Nossa Senhora da Glória, Neópolis, Capela e Poço Redondo.
O e-Tec Sergipe faz parte de um programa nacional do Ministério da Educação, concebido com o propósito de expandir a oferta de educação profissionalizante por meio da articulação das Secretarias de Educação, Secretaria de Educação a Distância e Tecnológica e as Secretarias de Educação de Estados e Municípios.