UFS/Lagarto realiza simpósio sobre Microcefalia no próximo dia 16

12 de janeiro de 2016 - 04:06, por Alexandre Fontes

Novos números divulgados pelo Ministério da Saúde mantêm Sergipe como um dos estados com maior incidência de casos de microcefalia no Brasil. Mais um espaço para debater o tema será oferecido à comunidade: um projeto de extensão do Campus de Lagarto, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), promoverá o Simpósio Sergipano de Microcefalia, no próximo dia 16, a ser realizado no auditório da Faculdade José Augusto Vieira, localizado na Praça Nossa Senhora Aparecida, número 40, bairro Cidade Nova (próximo ao Parque Zezé Rocha).

O evento é organizado pela Liga Acadêmica de Infectologia e Medicina Tropical de Sergipe (LAIMT), projeto de extensão do Departamento de Medicina, que envolve atualmente 12 alunos (2 bolsistas e 10 voluntários) e é coordenado pelo professor Marco Aurélio de Oliveira Góes.

Para o professor, o aumento do número de casos de microcefalia no Brasil, especialmente em Sergipe – 146 ocorrências, segundo boletim de 05/01/16, do Ministério da Saúde -, motivou a realização do Simpósio. “É fundamental que a discussão sobre a doença seja ampliada, por isso o LAIMT buscou reunir, neste evento, as maiores referências estaduais na área”, explica Marco Aurélio.

A microcefalia é uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Neste caso, os bebês nascem com perímetro cefálico (PC) menor que o normal – o Ministério da Saúde vem adotando a medida padrão da Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 32 cm, para a triagem de bebês suspeitos da doença.

As microcefalias podem ser efeito de uma série de fatores de diferentes origens, como as substâncias químicas, agentes biológicos (infecciosos), como bactérias, vírus e radiação. A correlação entre o aumento de casos de microcefalia e o Zika vírus (transmitido pelo mosquito Aedes aegypti) é uma das hipóteses que estão sendo levantadas pela investigações em andamento do Ministério da Saúde. (Ascom UFS/Lagarto)

Programação: http://lagarto.ufs.br/sites/default/files/31/prog_simpmicrocefalia.pdf

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070

Endereço

Praça Dr. Filomeno Hora, 10
1º Andar – Sala 04
Anexo à Sorveteria Friberg
CEP: 49400-000 Lagarto/SE
redacao@lagartonoticias.com.br