- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Balanço: mais de quatro mil empresas foram abertas em Sergipe em 2015
11 de janeiro de 2016 - 15:05, por Marcos Peris
Apesar de 2015 ter sido um ano de crise, a Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) divulgou o balanço do ano e, segundo os dados, 4039 empresas foram abertas em território sergipano em 2015 – somente em Aracaju, foram 2049.
Em 2014, 4122 empresas foram registradas na Jucese, o que mostra que, mesmo com a atual instabilidade financeira vivida pelo Brasil, a constituição de negócios no Estado se manteve regular.
O setor que mais constituiu negócios foi o de Serviços, com 58%; em segundo lugar, de Comércio, com 34%; e em terceiro, de Indústria, com 8%.
Além do mais, o número de inscrições de Microempreendedor Individual (MEI) aumentou no ano passado, quando mais de cinco mil empreendedores formalizaram seus comércios.
“O Governo de Sergipe, cada vez mais, atrai novos estabelecimentos empresariais, a exemplo das indústrias, gerando milhares de empregos para os cidadãos sergipanos e provando que a economia do Estado se mantém ativa”, destaca o presidente da Jucese, George Trindade.
Segundo ele, a Junta Comercial também investe na desburocratização da abertura de empresas com a expansão do sistema Agiliza Sergipe.
Fechamento
Com relação ao enceramento de negócios, 2015 finalizou com um saldo de 3329. Em 2014, foram 1949. Além da crise econômica, a Lei Complementar 147/2014, que alterou o Estatuto da Micro e Pequena Empresa, influenciou no número de fechamentos, visto que permitiu as empresas obterem baixas na Jucese sem a necessidade de apresentação de certidões negativas.