- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Centro comercial de Lagarto terá câmeras de videomonitoramento neste semestre
6 de janeiro de 2016 - 10:17, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
“Já estamos adquirindo câmeras de videomonitoramento para o centro comercial e financeiro de Lagarto”, foi desta maneira que o secretário municipal da Ordem Pública e Defesa da Cidadania, Kércio Pinto, anunciou a chegada desta nova medida de segurança, que deverá ser implantada no município de Lagarto ainda no primeiro semestre deste ano.
O pedido de aquisição desses equipamentos foi emitido ao prefeito de Lagarto, José Willame de Fraga (DEM), em dezembro de 2015 e consiste na compra de seis câmeras infravermelho fixas, com resolução HD720P, modelo 3030; um DVR com oito canais; HD de um terabyte; um rack para armazenar os equipamentos; sistema de cabeamento externo, além de acesso remoto a internet durante um ano.
Questionado sobre a área de cobertura das câmeras, o secretário Kércio Pinto admitiu que as mesmas não cobrirão todo o centro comercial, pois não existem recursos suficientes, mas garantiu que a área efervescente do centro comercial de Lagarto será coberta.
“Não temos recurso para cobrir tudo, mas o coração do centro comercial e financeiro do município será abrangido (…), ali na Lupicínio Barros, Filomeno Hora e Laudelino Freire, por exemplo”, explicou Pinto.
Segundo a justificativa oficial, emitida ao chefe do executivo lagartense, as seis câmeras serão administradas pela Guarda Municipal de Lagarto, pelo Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU), além das policias civil e militar através de convênios a serem firmados. Além disso, as mesmas transmitirão as imagens em tempo real e em alta resolução para uma central de monitoramento na SEMOP.
Ainda segundo o documento, as câmeras de videomonitoramento são usadas em todo o país como uma medida de intervenção preventiva, uma vez que, a presença das mesmas exercem um efeito de autocontrole em possíveis transgressores. Além disso, o mesmo afirma que tal medida é patrocinada pelo governo federal através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI).
Em Lagarto já existe um projeto semelhante desenvolvido entre o 7° Batalhão da Polícia Militar, CDL, alguns comerciantes e residentes do município.