- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Lagarto: Família da criança com microcefalia necessita de ajuda
26 de dezembro de 2015 - 05:24, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Com a organização do “Pedal Solidário de Natal”, que será realizado no próximo dia 29 pelo grupo de ciclistas Roda Presa, em prol do pequeno Davi Ruan que nasceu com Microcefalia, o Portal Lagarto Notícias foi conhecer a família do mesmo.
Davi Ruan dos Santos nasceu há um mês na capital sergipana, ele que não pôde nascer em Lagarto porque na ocasião não havia médico na maternidade Zacarias Junior, é filho de Rita de Cássia dos Santos (18) e irmão da pequena Stephanie Vitória e nasceu com Microcefalia e Sífilis Congênita.
Em entrevista ao Portal Lagarto Notícias, a mãe do pequeno afirmou que no início da gestação sofreu uma virose e que somente soube que o seu bebê tinha microcefalia 12 dias após o nascimento do último.
“Eles [médicos] disseram que não podiam me falar porque eu estava de resguardo. Ele [Davi Ruan] passou dez dias internado, nós ficamos 12 dias na maternidade Santa Izabel, ai quando eu cheguei aqui [sua residência] a agente de saúde foi ver ele e pegou o papelzinho e descobriu que tinha microcefalia”, disse Rita de Cássia.
A mãe que está desempregada, se diz impedida de trabalhar porque tem de cuidar dos seus dois filhos, em especial do pequeno Davi que nasceu com a Microcefalia: “Eu ia trabalhar, mas ele nasceu com esse problema ai já não posso mais”. O pai atualmente trabalha como servente de pedreiro numa obra, mas a família ainda não conhece o estado de saúde da criança porque não o submeteu a nenhum exame médico. Segundo Rita de Cássia, o primeiro encaminhamento ocorreu ontem (21) para uma neurologista.
A família está passando por sérias dificuldades financeiras, segundo a mãe de Davi eles estão passando necessidade e vivendo de bicos.
“Nós estamos vivendo de bico, porque nós moramos de aluguel e passar necessidade, nós passamos muito porque com dois filhos né?! Sempre falta as coisas para ele [Davi Ruan] ai nós temos que deixar de comer para comprar pra ele que tá sem fralda, o leite está acabando e não sabemos o que fazer”, contou Rita de Cássia.
Ao ser questionada sobre o que o recém-nascido estava precisando, a jovem mãe respondeu: “Se eu fosse falar o que tô precisando… ave é tanta coisa”. A família não possui conta bancária. Mas aqueles que porventura quiserem ajudar a família deverão entrar em contato com o número (79) 99682-5545, falar com Maicon, a família é residente da rua Rosalina Alves Santos 116, próximo do fundo do chafariz da escola municipal Zezé Rocha.
Até o momento, o pequeno Davi e sua família estão recebendo a ajuda do Faninho que nos contou como conheceu o caso e como surgiu a ideia de organizar um pedal beneficente nesse fim de ano.
“Eu os visitei há uns 15 dias, ai na semana passada conversamos com os estudantes da UFS e a Alana enfermeira conseguiu duas cestas básicas e ao ver a situação, decidimos fazer um pedal solidário”, explicou Faninho.
Mais informações sobre o Pedal Solidário (Pedal Solidário de Natal acontece no próximo dia 29 em Lagarto)