- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Simão Dias: Aluno do Colégio Milton Dortas conquista 2º lugar em Campeonato de Parabadminton
21 de dezembro de 2015 - 09:00, por Marcos Peris
O Centro Interescolar de Educação Física do Distrito Federal reuniu os melhores paratletas de badminton do país, nos últimos dias 12 e 13 deste mês, para o 1º Campeonato Brasileiro de Parabadminton. Com atletas premiados nacionalmente nessa modalidade, Sergipe teve uma participação destacada nesta competição.
Aluno do Colégio Estadual Dr. Milton Dortas, localizado em Simão Dias, o estudante e paratleta sergipano Sérgio Barreto participou da competição e trouxe na bagagem uma medalha de prata pela conquista do segundo lugar, na categoria dupla mista. Ele competiu juntamente com sua treinadora, Maria Gilda.
Sérgio Barreto está cursando o segundo ano do ensino médio e começou a treinar badminton há apenas dois meses. Apesar do pouquíssimo tempo praticando essa modalidade, ele está se tornando um colecionador de medalhas. Em outubro ele participou do Campeonato Sergipano de Badminton e faturou tanto o 1º lugar individual, quanto por dupla masculina.
“Posso dizer que não escolhi o badminton, pois queria mesmo era praticar handebol, mas posso seguramente dizer que o badminton me escolheu e pretendo continuar praticando esse esporte e conquistando mais medalhas”, disse entusiasmado o jovem Barreto, ao afirmar que irá competir para conquistar ouro no nacional do próximo ano.
Preparação
O estudante Sérgio Barreto faz parte do projeto Paradesporto, desenvolvido por estudantes e professores da graduação em Educação Física, da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
“Meus treinos acontecem tanto com o professor de educação física do Colégio, quanto na UFS, quatro vezes por semana”, afirma o paratleta.
Incentivo
O Colégio Estadual Dr. Milton Dortas foi reformado em fevereiro de 2014. Foram investidos R$ 684.655,98 na reforma geral da quadra poliesportiva e do prédio da unidade escolar. Durante a inauguração, o governador Jackson Barreto ressaltou que a educação é um instrumento de transformação social.
Para acompanhar o crescimento no número de estudantes adeptos da modalidade, a Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Confederação Brasileira de Badminton e com a Badminton World Federation (BWF), realizou entre os dias 11 e 13 de dezembro, no Centro de Qualificação de Pessoal, o curso Shutlle Time (Tempo de Peteca).
A proposta do curso foi capacitar os professores das redes estadual, municipais e privada, numa metodologia dinâmica que permite o desenvolvimento da modalidade com os alunos, através da iniciação à prática do Badminton.
“O curso foi ofertado gratuitamente através de uma parceria com a Confederação, e os professores se apropriaram de uma metodologia formatada pela BWF”, explicou Gladston Menezes, coordenador do serviço de Esportes do Departamento de Educação da SEED.