- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Segurança: 7° BPM realiza projeto “Fim de Ano Mais Seguro” em Lagarto
8 de dezembro de 2015 - 04:50, por Alexandre Fontes
Portal Lagarto Notícias
Na última segunda-feira (7), o 7° Batalhão da Polícia Militar colocou em prática o projeto Fim de Ano Mais Seguro, nas principais ruas do comércio de Lagarto. A ação visa oferecer mais segurança aos comerciantes e cidadãos que farão as suas tradicionais compras de fim de ano.
O projeto, que vigora durante todo o mês de dezembro, é composto por um contingente de seis policiais, à pé, distribuídos em pontos estratégicos do comércio local, além disso, o mesmo conta com o auxílio das viaturas, dos Pontos de Atendimento ao Cidadão Móvel, os populares PAC móveis, bem como, com o sistema de monitoramento por câmeras, utilizados pela corporação a alguns meses no município.
A ação foi idealizada pelo Major Kleberson Pinheiro, comandante do 7°BPM. Segundo ele, o Fim de Ano Mais Seguro foi o resultado de algumas discussões internas na sede da guarnição, no qual percebeu-se a necessidade de um policiamento mais próximo fisicamente da comunidade para garantir uma maior sensação de segurança.
“A gente percebeu que o nosso policiamento, apesar de ser constante, ele é um policiamento de viaturas – PAC Móvel, moto e viatura – e que no calçadão a gente estava precisando, além das câmeras de monitoramento que já dispomos, da presença física do policial para garantir ao cidadão uma maior sensação de segurança. Então a gente reativou a modalidade de policiamento à pé”, explicou o Major Pinheiro.
Ainda segundo o Major, os policiais circularão pelo comércio municipal das 8h até o horário em que os estabelecimentos comerciais fecharem as portas. Tal mobilização poderá ser reativada após a passagem do ano, para ele “tudo vai depender da demanda dos comerciantes”.
Para que o projeto obtenha sucesso, é necessário que os policiais adentrem aos estabelecimentos e dialoguem com os respectivos proprietários. Segundo o Major Pinheiro, essa é uma forma de evitar furtos na presença da polícia.
“O sucesso do projeto depende da fiscalização, nós temos o nosso superior tenente que fica de dia fiscalizando os policiais, se eles estão fazendo o devido contato com a população porque é importante que o policial tenha contato com a comunidade, não é só ficar parado não, é chegar entrar no estabelecimento, conversar com os comerciantes e ver se está tudo bem porque as vezes o cara pode estar sofrendo um assalto na presença do policial e ele não tá percebendo”, argumentou o Major Pinheiro.
Questionado sobre a estafa, na qual os policiais seriam submetidos, o comandante do 7°BPM afirmou que é um sacrifício em prol da segurança.
Até o fechamento da reportagem, nenhuma ocorrência foi registrada no centro comercial do município de Lagarto, no primeiro dia que ação foi colocada em prática.