- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Bombeiros de Lagarto ajudam a resgatar grupo de pessoas em serra de São Domingos
8 de dezembro de 2015 - 12:13, por Marcos Peris
No final da tarde do último domingo (6), o Grupamento Tático Aéreo (GTA) de Sergipe resgatou na Serra da Miaba, em São Domingos, um grupo composto por 25 pessoas que estavam acampando e ficaram cercadas por um incêndio em vegetação.
O grupo, formado por adultos e crianças, estava acompanhado de dois bombeiros civis. O GTA foi acionado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), pois o local do acampamento era de difícil acesso, a cerca de duas horas de caminhada, e o resgate tinha que ser feito antes do anoitecer.
De acordo com o supervisor da operação, o capitão BM Silvio Guimarães, foi enviada ao local uma viatura de combate a incêndio do 1º Subgrupamento Independente Bombeiro Militar, localizado em Lagarto.
“O GTA orientou a saída das pessoas e nossa viatura foi acompanhando a aeronave até encontrar o local de fuga das vítimas. Foi feito um primeiro atendimento e confirmado que todos estavam bem. A Prefeitura de Campo do Brito disponibilizou um ônibus para conduzir todas as 25 pessoas de Macambira até as cidades de Campo do Brito e Itabaiana. De lá, uma van do Corpo de Bombeiros transportou 12 pessoas até Aracaju”, ressalta o capitão.
O capitão BM Fernando Argollo, comandante da aeronave do GTA, que realizou os trabalhos aéreos, ressaltou que o uso do helicóptero foi necessário para localizar as vítimas e traçar a rota de fuga, pois a grande quantidade de fumaça dificultava a visibilidade de quem estava em solo.
“As vítimas se perderam entre as chamas e não conseguiam traçar uma rota de fuga. O capitão Guimarães pediu auxílio do helicóptero, pois lá do alto era possível entender o comportamento do fogo e traçar uma rota de combate e de fuga. Quando localizamos as vítimas, desembarcamos o tripulante, que conduziu as vítimas para um local mais seguro, para iniciar o transporte”, explica o capitão Argollo.