- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Estudantes participam da III Mostra Afro-Brasileira em Salgado
2 de dezembro de 2015 - 10:56, por Marcos Peris
As ruas e avenidas do município de Salgado foram ocupadas por estudantes, na noite da última segunda-feira, 30. O grande movimento foi dado devido à celebração da III Mostra Afro-Brasileira, em homenagem ao dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro.
A III mostra Afro-Brasileira é elaborada pela Escola Estadual José Alencar Cardoso que uni com as demais redes de ensino do município para somarem na apresentação do desfile cultural. Para a exibição dos projetos, três escolas da cidade participaram do evento, entre elas, a Escola Municipal Josefa Gonçalves, Escola Estadual Alencar Cardoso e a Joaldo Vieira Barbosa. Cerca de 1.200 alunos participaram do desfile cultural, onde revelaram o significado e valores relacionados à negritude sergipana, por meio das bandeiras, danças, músicas e cores.
O diretor da comissão organizadora do evento, Daniel Lemos explica como foi realizado o treinamento para a apresentação do desfile. “Esse trabalho é realizado nas escolas de uma maneira transversal, onde o tema é abordado, durante todo o ano letivo. Nas escolas, os alunos participam de diversas atividades sobre a cultura afro-brasileira, inclusive, os professores levam como tema nas salas de aulas o porquê da homenagem ao dia 20 de novembro”, comenta.
Dia da Consciência Negra
No dia 20 de novembro, é celebrado no Brasil, o Dia da Consciência Negra que homenageia e resgata as negras raízes do povo brasileiro. A data é destacada devido à morte de Zumbi dos Palmares, figura histórica, considerado um símbolo de resistência.
O dia da Consciência Negra também põe em pauta a importância de discutir a temática negra na escola. A inclusão de assuntos ligados à África e ao povo negro na educação formal é uma das estratégias para reconhecer a presença desse grupo na história do Brasil. Em 2003, no dia 9 de Janeiro, a lei 10.639 incluiu o Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar. A mesma lei torna obrigatória o ensino sobre diversas áreas da História e cultura Afro-Brasileira. São abordados temas como a luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira, o negro na sociedade nacional, inserção do negro no mercado de trabalho, discriminação, identificação de etnias etc.