- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Especial 7° BPM: Saiba dos novos projetos para a comunidade de Lagarto
28 de novembro de 2015 - 09:36, por Alexandre Fontes
Portal Lagarto Notícias
Na manhã da ultima sexta-feira (27), o Major Kleberson Pinheiro concedeu uma entrevista exclusiva ao Portal Lagarto Notícias, na oportunidade, o comandante do 7° Batalhão da Polícia Militar dialogou sobre a segurança do Campus da UFS, destacou o projeto de monitoramento, além de anunciar um projeto de revitalização das áreas da base da corporação visando fortalecer os laços entre polícia e comunidade.
Diante do grande número de assaltos ocorridos no entorno do Campus da Universidade Federal de Sergipe, o Major Pinheiro contou a nossa equipe que o diretor do Campus, Mario Adriano, estava preocupado com a segurança dos acadêmicos e que ele, por sua vez, ofereceu uma parceria de segurança com a autarquia, essa oferta foi abraçada pelo diretor e consiste no monitoramento por câmeras ligadas ao 7°BPM no entorno da UFS, bem como, na intensificação da presença física da Polícia Militar através dos Pontos Bases (PBs) em horários de grande fluxo de alunos.
Como o projeto de monitoramento demanda da instalação e interligação de câmeras de vigilância, a UFS, através do diretor Mario Adriano, doou uma televisão de 52 polegadas para facilitar a vigilância dos PMs. Segundo o Major, a televisão é subdividida em vários quadros de imagens de diversos pontos do município, mas reiterou que “a maioria dos quadros serão destinados à vigilância da universidade”. Até o momento a universidade tem apenas quatro câmeras interligadas ao sistema de monitoramento do 7°BPM.
Indagado sobre a questão de jurisdição referente ao campus universitário, que é de jurisdição da Polícia Federal em caso de incidentes e demais delitos, o comandante Pinheiro explicou que: “qualquer um do povo e a Polícia Militar pode entrar no Campus em caso de delito (…) acontecendo um crime a PM poderá e atuará dentro do Campus”.
Após o firmamento do acordo de segurança entre a UFS e a Polícia Militar, o número de assaltos e delitos diminuíram drasticamente naquela localidade, segundo o Major Pinheiro isso se deve por que: “a relação Polícia Militar presente é igual a não incidência de delitos”, para explicar melhor a sua analogia o Major argumentou que: “o marginal que antes atuava naqueles horários [de maior fluxo de universitários] no entorno da universidade, estão vendo a polícia e evitando agir no entorno do Campus”.
Ainda sobre a segurança da Universidade Federal de Sergipe, o Major anunciou que há uma intenção de levar alguns oficiais gabaritados da Policia Militar para ministrar palestras sobre segurança pública dentro do Campus, para ele não há ninguém melhor do que esses profissionais para discutir segurança.
Segurança de Lagarto
Ao abordar a segurança pública de Lagarto, o comandante do 7°BPM destacou o projeto de monitoramento e PBs executados em pontos estratégicos do centro comercial e demais localidades do município e afirmou que: “é necessário criar nos lagartenses uma sensação de segurança”. Mas para que este sentimento seja concretizado na população o Major anunciou que colocará outdoors em pontos estratégicos, para ele mais importante que o monitoramento, é a propaganda do mesmo para que se crie tal sentimento.
A colocação será executada em parceria com a CDL Lagarto e a Universidade Federal de Sergipe, enquanto um financiará os locais de exposição, o outro fabricará os outdoors e banners, respectivamente. Nos outdoors constará a foto dos oficiais do 7°BPM junto à imagem do programa de monitoramento com uma frase de efeito como: “Sorria! Você está sendo monitorado pela Polícia Militar do Estado de Sergipe”.
Questionado sobre a interligação e a eficiência do projeto de monitoramento, o Major Pinheiro explicou que todas as câmeras que são ligadas ao sistema do batalhão somente são interligadas após a assinatura de um termo de permissão do dono das ultimas, além disso, afirmou que nenhuma imagem foge dos policias porque tudo que é gravado fica salvo no DVR da corporação e esta, por sua vez, “poderá ser usada como subsídio contra os marginais”.
Além dessas explicações, o Major Pinheiro reconheceu que houve uma melhora na segurança pública do município que chegou há 30 dias sem o registro homicídios, para ele a melhora na segurança da cidade se deve a interação da polícia com a comunidade, através da rede whatsapp e outros meios. “O maior exemplo disso é a recuperação do nosso batalhão”, concluiu.
Reformas no QG do 7°BPM
A sede do 7° Batalhão da Polícia Militar tem uma vasta área que há algum tempo estava inutilizável, após algumas reformas estruturais no prédio, o Major anunciou que pretende revitalizar a área externa do quartel transformando-a num local de lazer e entretenimento para a comunidade local. Para ele: “é inadmissível que numa área que possui duas das grandes corporações mais respeitadas do Brasil [Exército, na figura do Tiro de Guerra e o 7°BPM representando a Polícia Militar] nós tenhamos crianças usando drogas”.
Durante a entrevista, o Major relembrou que havia um matagal na área externa do quartel e que quando foram feitos os trabalhos de limpeza descobriu-se a presença de cobras e ratos transmissores de doenças. Após esta ação ideias para a revitalização foram surgindo, essas tem por objetivo estreitar os laços entre a comunidade local e a Polícia Militar. Todo o projeto de revitalização conta com o apoio de comerciantes de variados setores do município de Lagarto.