- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Henri Clay retorna à Presidência da OAB/SE
27 de novembro de 2015 - 19:11, por Alexandre Fontes
Por Tanuza Oliveira
“Ô, ô, Henri Clay voltou”. Foi com esse grito de guerra que milhares de advogados comemoraram a vitória de Henri Clay Santos Andrade para a Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/SE – nesta sexta-feira, dia 27.
Ele foi presidente da entidade por dois mandatos – de 2004 a 2006 e de 2007 a 2009 –, depois de ter sido conselheiro da seccional entre 2001 e 2003. E, agora, retorna à luta da classe à qual pertence e da sociedade civil, como um militante em favor e em defesa da Ordem.
Aos 44 anos, exercendo o mandato de conselheiro federal da OAB e presidindo a Escola Nacional de Advocacia – ENA/OAB -, em sua campanha ele deixou claro que pensa uma entidade bem diferente da vivida hoje.
“A OAB, por um dever histórico, nunca pode perder seus dois focos elementares: o da defesa corporativa e o da intransigente defesa dos interesses gerais, nobres e democráticos da sociedade civil, sobretudo, da parte dos mais necessitados. É a profissão de fé da nossa instituição. Advogado aviltado e sociedade civil insegura, intranquila em seus direitos, não rimam com a tradição da OAB”, disse ele em entrevista ao Lagarto Notícias.
Henri Clay, além de advogado, é professor. Nascido em Lagarto, ele já se insere entre os nomes fortes na memória da cidade. Filho de Divaldo Andrade (já falecido) e de dona Marilene Santos Andrade, viveu em Lagarto até os 15 anos, quando mudou-se para Aracaju, com a finalidade exclusiva de estudar. Foi fazer o então chamado segundo grau, todo ele realizado no Colégio Salesiano.