- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Sintese e Fetam realizarão ato em frente ao TCE
25 de novembro de 2015 - 14:25, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Nesta quinta-feira, dia 26, professores e servidores públicos municipais realizarão um ato em frente à sede do Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público Estadual, com o objetivo de somar forças para cobrar providências desses entes com relação à retenção de salários e atraso do pagamento dos trabalhadores – o que se tornou uma constante em vários municípios do Estado.
A atividade, realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe (Sintese) em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Administração e do Serviço Público Municipal de Sergipe (Fetam/CUT), deve reunir milhares de lideranças sindicais e professores.
Para Itanamara Guedes, presidente da Fetam, o caminho rumo à vitória da mobilização é esse, o fortalecimento da luta através da união das entidades sindicais. “Os trabalhadores dos municípios têm sido os mais penalizados pela má gestão pública. Muitos estão com salário atrasado e ou parcelado. Isso é inadmissível, inaceitável”, lamenta Itanamara.
Assim, as entidades pretendem, com o ato, reforçar a cobrança pelo cumprimento da Lei de Acesso à Informação. “A falta de transparência em relação à folha de pagamento e gastos da Prefeitura é um problema que abrange a maioria dos municípios”, critica Itanamara.
Um caso mais específico é o dos professores. De acordo com dados do Sintese, atualmente, 24 municípios tiveram algum atraso no pagamento dos salários de outubro. Além disso, ainda há professores de 16 municípios que não tiveram o reajuste do piso de 2015, sendo que anda há quem ainda tenha como vencimento inicial o valor do piso de 2010 (R$1.024), como é o caso de São Cristóvão.