- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Município de Lagarto tem nota 1,39 em transparência pública, segundo CGU
21 de novembro de 2015 - 12:56, por Marcos Peris
A Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou na última sexta-feira (20), dados referentes à segunda avaliação realizada que mede o índice de grau de transparência nas administrações públicas nas esferas municipais, estaduais e federal.
Os dados revelam ainda quais governos estão cumprindo às normas da Lei de Acesso à Informação (12.527). A pesquisa revelou que o município de Lagarto está na 651 posição no país com nota 1,39.
Vinte e quatro municípios sergipanos receberam nota zero, e estão como os menos transparentes de todo o Brasil, ficando entre as 800 piores e recebendo nota zero, por ter sido apurado que a Lei de Acesso não está regulamentada e que inexistem ou são ineficazes os canais para a população solicitar informações públicas.
Com relação ao estado, a pesquisa revelou que Sergipe está entre os estados menos transparentes, ficando na antepenúltima posição, à frente apenas do Amazonas e Amapá, respectivamente.
Alguns fatores contribuíram para que a CGU reprovasse da administração municipal de Aparecida: ausência de publicidade da folha de pessoal com os vencimentos correspondentes; falta de informação nos editais para composição dos conselhos municipais de Saúde, Educação e Assistência Social; ausência de uma ouvidoria municipal; falta de auditorias externas periódicas etc.