- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Reconhecimento: Railton Faz recebe honraria da ONU
20 de novembro de 2015 - 05:30, por Alexandre Fontes
Por Tanuza Oliveira
Na noite da última quinta-feira (19) o pesquisador José Railton Souza de Lima recebeu a outorga do Ordem do Mérito das Forças de Paz no Brasil – Grau Cavaleiro.
Railton é natural de Paripiranga, na Bahia, mas mora em Lagarto há muitos anos. “Sou lagartense de coração e de direito, pois, em 2007, recebi o título de cidadão do município”, comenta Railton.
Mas, na verdade, agora, mais do que nunca, ele é cidadão do mundo, já que a honraria é concedida pela Organização das Nações Unidas – ONU -, através da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz.
“Nunca imaginei receber uma honraria dessa. Estou muito feliz e honrado”, comemora Railton. Apesar de não imaginar, ele sabe que a outorga veio em reconhecimento aos anos dedicados à pesquisas e projetos cujo objetivo era facilitar a vida das pessoas.
Um desses projetos, talvez o mais emblemático, é o que possibilitou combater o besouro asiático, figura comum nos portos, em virtude da presença da madeira. “Assim, as exportações deixaram de ser prejudicadas”, diz ele.
Inclusive, o projeto foi premiado em 2005. Além desse, Railton também é responsável pela Usina para carbonização de resíduos urbanos, que, além de ter função ambiental, gera emprego e renda.
“Todos os projetos são embasados no desejo de melhorar e facilitar a vida das pessoas e foram criados e patenteados em Sergipe”, diz, orgulhoso.
Para chegar ao nome dele, a ONU passou cerca de três anos pesquisando e estudando. Mas, é claro, antes disso, Railton já havia sido reconhecido pela sociedade lagartense – e sergipana – que o acolheu e, hoje, está ainda mais orgulhosa.
Além de familiares, o empresário Genildo Cruz (Nininho da Bolo Bom), prestigiou a solenidade na capital paulista.