- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Educação: Universitários do curso de Fonoaudiologia realizam campanha de conscientização contra o AVC no centro de Lagarto
10 de novembro de 2015 - 05:41, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Desde a manhã da última segunda-feira (9), alunos da Universidade Federal de Sergipe – Campus Lagarto realizam uma campanha de conscientização contra o acidente vascular cerebral (AVC) no centro da cidade.. A mobilização encerra na próxima sexta-feira (13).
O projeto que foi idealizado pela professora Doutora Daniela Domenis juntamente com outros docentes do curso de fonoaudiologia da universidade, tem por objetivo fazer com que a população saiba identificar o AVC, que segundo a acadêmica do 3° ciclo do curso de Fonoaudiologia da UFS Leticia Souza (20) “é a segunda doença que mais mata no Brasil”.
Em uma breve entrevista concedida ao Portal Lagarto Notícias, Letícia Souza relatou que o projeto existe desde a chegada do curso de fonoaudiologia ao município e que o mesmo está sendo executado por meio da distribuição de materiais como panfletos, cartazes, adesivos e livretos do Ministério da Saúde a população e a algumas lojas do centro de Lagarto.
Segundo Letícia, a mobilização teve a aceitação de quase 100% dos estabelecimentos do comércio, apesar de algumas, não identificadas, não assistir a causa por estar atendendo aos seus clientes. Além disso, afirmou que até a próxima sexta-feira haverá grupos de alunos, que se revezarão em todos os turnos, para ensinar a população a reconhecer os sinais do AVC e assim prevenir possíveis fatalidades.
Para a universitária, a ação pode ser fundida a campanha do Novembro azul, uma vez que, todas as pessoas podem ter um AVC, mas reiterou que o projeto procura dar um enfoque maior as mulheres porque essas utilizam anticoncepcionais que aumentam as chances de se ter um Derrame.
Segundo o Ministério da Saúde, o Acidente Vascular Cerebral é a principal causa de morte e incapacidade nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Além disso, há mais de 17 milhões de AVCs por ano e seis milhões de vidas perdidas para a doença.
Diante destas estatísticas chocantes, destacamos algumas maneiras para identificar um Derrame, confira:
1° geralmente as vítimas de AVC apresentam a boca torta, por isso peça a mesma para dar um sorriso;
2° frequentemente as vítimas perdem a força, por isso peça-a para elevar os braços;
3° em muitos casos o paciente sente dificuldade para falar, por isso peça ao último que repita alguma frase como uma música;
4° caso os sintomas sejam identificados, chame imediatamente o SAMU discando 192.
O grupo abordado pelo Portal Lagarto Notícias, afirmou que espera que a população se conscientize e tome mais cuidado com a saúde.